quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

2005 a 2010: Anos de mudanças no transporte municipal de Mauá!


Desde 2005, o transporte municipal da cidade foi mudando a cara, com mudanças de empresas, ônibus, cartões de passagens, entre outros benefícios.
Com a mudança do governo Municipal de Mauá-SP em 2009, o transporte da cidade teve uma ampla mudança. Vários aspectos ajudaram para a mudança. Eu não quero culpar o transporte da cidade antigamente, mas se vermos alguns detalhes, temos vários defeitos que pareciam intermináveis.
Primeiramente, vou retratar a situação dos transportes na cidade desde 2005:
2005: Nesse ano, a cidade tinha duas empresas, a Viação Barão de Mauá e Viação Januária. O prefeito interino da cidade Diniz Lopes, ampliou na cidade o sistema de bilhetagem eletrônica começado em 2004, onde os usuários poderiam pagar a passagem diretamente de um cartão magnético:
Cartão Magnético - Comum. Tinha também de Vale Transporte e Estudante.

Ele também fez uma compra de vários carros 0 km, que eram os seguintes modelos:
Caio Foz Mercedes Bens LO-915












 Caio Apache S21 Mercedes Bens OF-1722M









Caio Apache S21 Articulado Mercedes Bens OF-1722M








Os Caio Apache S21 vieram para completar prefixos. Os Caio Foz foram comprados para substituir os micros que a cidade então tinha, como Maxibus Micro e Marcopolo Senior 2000:








Lembrando, o padrão da cidade era igual desse Maxibus Micro, mas com as novas compras, a cidade passou a ter 02 padrões de pinturas.
2006: O TJ de SP declarou o definitivo Leonel Damo como prefeito da cidade. Até ai, o transporte seguia o caminho do prefeito anterior, porém, com passar dos meses, fatos importantes que mudaram o transportes na cidade. Em 2006, em um dos vários ataques do PCC, vários ônibus que estavam estacionados na Garagem da Princesinha – Jd. Zaíra foi incendiada. Pelas contas das autoridades, foram uns 10 queimados. Mesmo assim, com o passar do tempo, o pessoal do Grupo Baltazar conseguiram reformar boa parte do prejuízo.
Lado B da Garagem da Princesinha - Parte onde ônibus da região são aposentados.
Caio Apache S21 Mercedes  - Foi um dos recuperados dos ataques do PCC em 2006.

2007 e 2008: Alguns carros que faziam parte do Grupo Baltazar no Grande ABC e regiões do Brasil foram transferidos para a Viação Januária e Barão de Mauá, modelos como: Caio Alpha Mercedes, Caio Millennium Mercedes / Volkswagen, Marcopolo Torino 1999 Articulado Mercedes, Marcopolo Torino GV Scania, Ciferal GLS Bus Articulado Volvo, Ciferal Mega Bus Articulado Volvo, Entre outros.
Marcopolo Torino GV Scania ex-Rio de Janeiro
Caio Millennium Mercedes reencarroçado

Comil Svelto Mercedes ex-São Paulo
Marcopolo Torino 1999 Volkswagen ex-Manaus


Ciferal GLS Bus ex-Viação São Camilo
Marcopolo Torino 1999 Articulado ex-Manaus


Ciferal Mega Bus Volvo ex-SP ou Uberaba
03 tipos de carros que a Barão de Mauá tinha em 2008: Marcopolo Torino GV, Caio Millennium e Caio Apache S21.



O problema disso era que: eram carros rodados, com idade acima de 05 -06 anos de idade, eram apenas reformados internamente, quebravam quase que semanalmente no meio do percurso, poluíam as ruas com suas fumaças pretas, entre outros.
Umas coisas boas nessa fase foram à compra de 11 Caio Foz Mercedes LO-915 Alongados e 08 Neobus Thunder + Mercedes LO-915 para a Viação Barão de Mauá. E a Viação Januária recebeu 05 Neobus Thunder + Mercedes LO-915. Ambos vieram para completar prefixos das empresas.

Caio Foz Alongado Mercedes Bens LO-915 - Barão de Mauá
Neobus Thunder + Mercedes Bens LO-915 - Januária

2009: O ano que a mudança iria começar com a troca do governo da cidade, com Oswaldo Dias no comando. Até o meio do ano de 2009, o transporte seria o mesmo. Até que um dia, o pessoal da Viação Januária resolveu trazer mais um carro reformado para a cidade, mas não era qual quer carro, era um Bi-Articulado! Isso mesmo, um carro bi-articulado em Mauá. Era um Caio Papa Fila Volvo e Um Marcopolo Viale Volvo. O sonho do pessoal ia firme, porém, a prefeitura não autorizou que eles rodassem, pois as vias da cidade não iriam suportá-los. E também tem um fato importante, como eles eram reformados, não tinham garantias de que a viagem com mais de 150 pessoas iria chegar ao destino. Portanto, a partir daí começou a mudança.
Caio Papa Fila Volvo ex-SP
Marcopolo Viale Volvo - ex-Via Sul

Em Agosto, vieram as grandes novidades do ano! A prefeitura e as empresas adquiriram vários Mascarello Gran Via Articualdo Mercedes
Bens e Volksvagen. Vieram também 02 Gran Via Midi Mercedes. Com eles, vieram a nova pintura padrão da cidade, mas como era a fase de mudanças, a cidade acabou ficando com 03 tipos de pinturas até meados de 2010.
Mascarello Gran Via Articulado Mercedes Bens
 
Mascarello Gran Midi Mercedes Bens







Caio Millennium - Pintura desde 2005

Caio Apache S21 - Pintura desde meados de 2000 - 2002
Mascarello Gran Via Articulado - Pintura de 2009


No final de Agosto e inicio de Setembro, veio uma mudança que ninguém esperava. Por problemas burocráticos, o nome da Viação Barão de Mauá foi trocada para: Viação Cidade de Mauá.
Por ser apenas um problema burocrático, os carros da antiga Viação Barão de Mauá seriam os mesmos, porém, a prefeitura começou a fiscalizar os carros e fez uma “lei” para a empresa: A prefeitura só irá aceitar carros novos ou semi novos, não poderá ter carros reformados e a idade media não deve ser muito alta. Com essas medidas, alguns carros deixaram de rodar: Caio Alpha – Ciferal GLS Bus – Caio Millennium – Entre outros.
Com essa mudança, outra mudança foram os Lotes de Linhas de ônibus da Cidade. Antes desses acontecimentos, ambas empresas colocavam seus carros em qualquer linha, um exemplo: Linha 084- Zaíra 04, tinha carro da Barão e Januária. Linha 092 – Santa Rosa, só tinha carro da Januária.
Com o padrão de circulação por lotes, ficou a seguinte forma:
LOTE 01 – 19 linhas para a Viação Cidade de Mauá.
LOTE 02 – 18 linhas para a Viação Januária.
Após essa padronização, a Viação Januária também recebeu vários Mascarellos Gran Via Articulados e alguns Caio Apache S21 da antiga Barão de Mauá, completando prefixos em branco. 
Mascarello Gran Via Articulado Mrecedes Bens OF-1722M
Caio Apache S21 reencarroçado Mercedes Bens OF-1417

Também a Viação Januária tinha recebido alguns carros da antiga Viação  Barão de Mauá, eles reformaram e colocam para rodar, mas foram só por alguns meses, pois a Prefeitura de Mauá fiscalizou os carros da empresa e proibiu eles de rodarem. Caio Alpha, Caio Millennium e Torino GV e Maxibus Dolphin foram aposentados. Os únicos que ficaram rodando são os Comil Svelto 2000.
Maxibus Dolphin com frente de Torino Mercedes Bens OF-1721
Comil Svelto 2000 Mercedes OF-1417

No mesmo ano, a Prefeitura mandou instalar GPS nos ônibus municipais. A medida era pra tentar diminuir as demoras e ver via satélite onde cada carro estava. A medida foi ótima, o que reduziu boa parte dos atrasos de algumas linhas.
Caio Foz Alongado Mercedes - Com GPS instalado

2010: O grande ano das mudanças! Primeiramente, o cartão de Estudante ficou mais moderno e resistente! Cartão com camada grossa, sem risco de amassar e tecnologia de ponta. Basta aproximar ao aparelho que já libera a passagem.
Cartão Magnético de Estudante



Com o que tinha acontecido no ano anterior, a prefeitura e a Viação Cidade de Mauá adquiriram mais carros da marca Mascarello. E dentro desse pacote de compras, veio uma grande novidade, o Mascarello Gran Via Low Entry Mercedes Bens O-500U!
Um carro de motor traseiro e Piso Baixo. Novidade para a cidade, pois ela nunca teve um carro com essa configuração! Até hoje, são 11 carros desse tipo.
Mascarello Gran Via Low Entry Mercedes Bens O-500U
Mascarello Gran Via Low Entry Mercedes Bens O-500U


Além deles, chegaram 02 Mascarellos Gran Micro que iriam rodar pela EUSA, mas estão rodando pela Cidade de Mauá, 01 Gran Midi e vários Gran Via Articulado para a Viação Januária.

Mascarello Gran Micro Mercedes Bens OF-1418 - Ele iria rodar pela Eusa, mas a EMTU reprovou no teste e ele foi para a Cidade de Mauá
Mascarello Gran Via Articulado Mercedes Bens OF-1722M - Januária

Após essas belas compras até o mês de Maio, as duas empresas então foram renovando as suas frotas. A Cidade de Mauá repassava alguns Caio Apache S21 Mercedes OF-1417 para a Januária completar seus prefixos.
Até aí as duas empresas estavam fazendo as suas partes, mas no meio do ano pro final, foi uma briga danada! O LOTE 02 que a Januária operava ainda não tinha sido declarado à vencedora desse lote de linhas. A Viação Estrela de Mauá, Transmauá que são do Grupo Baltazar e a Leblon Transportes de Passageiros Mauá estavam brigando na Justiça para ver quem era a vencedora.
Vendo pelos fatos, desde 2008 tinha essa briga pelo LOTE 02, e ela se arrastou até Novembro de 2010.
O TJ tinha declarado a Leblon como vencedora, mas o Grupo Baltazar toda vez vinha com uma liminar para tentar impedir a entrada que seria em Agosto – Setembro. O TJ – SP não tinha ainda decidido o vencedor, mas o caso foi para o STJ e no dia 05 de Novembro, após muitas polêmicas, denuncias, fatos mentirosos e verdadeiros, declarou a Leblon como vencedora.
E no dia 06 de Novembro de 2010, a Leblon começou a operar pelo LOTE 02 da cidade. Ela entrou com 86 ônibus 0 km, modelos Marcopolo:

Senior 2005 Volkswagen 9.150 EOD










Senior Midi Volkswagen 15.190 EOD









Torino 2007 Volkswagen 17.230 EOD


Viale Articulado Volvo B12M

Além da entrada da Leblon, a Prefeitura de Mauá conseguiu também implantar o novo sistema do vale transporte. O novo cartão DaHora é um cartão magnético, resistente e mais ágil para pagar a passagem.

Cartão DaHora Vale Transporte. Tem Comum e Estudante
Com tudo isso, a cidade de Mauá que até 2005 tinha as empresas Barão de Mauá e Januária passou a ter em 2010 a Cidade de Mauá e Leblon Mauá. 
Isso mostra que em 05 anos, uma cidade pode ter transformações até no transporte coletivo.


Pesquisa de imagens: Thiago de Souza

*Thiago de Souza, Mauaense e Busólogo! ;)

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