quinta-feira, 28 de setembro de 2017

"Facts" Terminal Zaíra deixará de existir em 2017. Rotatória será construída no local

A promessa da Prefeitura é a de que o equipamento, apelidado de ‘terminal da vergonha’, seja demolido no dia 30 para a construção de rotatória. A decisão tem apoio da população, que vê o local, instalado no meio da Avenida Presidente Castelo Branco e que recebe 15 mil pessoas por dia e seis linhas municipais, mais como transtorno do que como benefício.
Material do vereador Admir Jacomussi que circulou pelas ruas do Jardim Zaíra informando as obras da prefeitura pelo bairro, como pavimentação, sinalização e recuperação de praças.
A Prefeitura de Mauá vai remodelar o transporte na região do Zaíra a partir deste sábado (30/9), quando a rodoviária do bairro será demolida. O desligamento do equipamento é um antigo pedido da população local que não aprova a localização da rodoviária, nem os serviços oferecidos pelo terminal.

"A população tem um nome para essa rodoviária: O Terminal da Vergonha. “Demolir esse espaço é ouvir o pedido da população e mostrar que nosso governo está sempre aberto ao diálogo. Está interessado em melhorar a qualidade de vida das pessoas e a qualidade do transporte da nossa cidade", diz Atila. 

Após estudo técnico, a administração Um Novo Tempo ouviu o pedido da população. A partir de agora as quatro linhas que utilizam o espaço para troca de passageiros passarão a fazer ligação direta bairro-centro, pedido antigo de usuários do serviço. “Demoro até 30 minutos mais esperando o ônibus no terminal. Fora que se consigo sentar no centro, pode ser que até meu bairro não consiga mais”, diz a comerciante Michelle Santos, usuária da linha Zaíra 6, que agora voltará a percorrer todo o bairro até o centro, sem a necessidade de baldeação.

Quatro das nove linhas que operam no bairro passarão por mudanças com a retirada do terminal: Linha 86 (Zaíra 6), Linha 85 (Zaíra 5), Linha 88 (Zaíra/Sertãozinho) e Linha 80 (Expresso Zaíra).  Segundo a Secretaria de Trânsito, as linhas do Zaíra movimentam um fluxo diário de 110 mil passageiros, quase 25% do total de usuários do transporte público na cidade. No entanto, apenas cerca de 2.000 utilizam os serviços de baldeação no terminal.
AMD Alamo Volkswagen 15.190 OD operando pela linha 040 Expresso Capitão João/Terminal Central. Foto: Luis Fernando da Silva.
Entre as linhas que passarão por modificação, a maioria terá adicionados ao percurso habitual novos pontos, em locais próximos onde hoje está a rodoviária. No caso da Linha Expresso Zaíra, ela terá um itinerário de pontos com maior circulação, como ocorre hoje com as linhas Expressas do Hélida e do Guapituba/Vila Mercedes. O cartão SIM também funcionará como auxílio aos passageiros que dependem de baldeação. O bilhete dá 60 minutos para troca de linhas sem necessidade de novo pagamento.

FONTES: MauáVirtual e ABCdoABC
 
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