sexta-feira, 1 de julho de 2011

Transporte Municipal terá ônibus 24 horas por dia!

Mauá vai ganhar serviços noturnos, inicialmente as operações serão em duas linhas de maior demanda para atenderem a população da cidade que necessita de transportes coletivos fora dos horários habituais.
Ônibus no Terminal tronco-alimentador do Zaíra. Veículo articulado consegue transportar o equivalente a três ônibus de menor porte, ocupando menos espaço urbano, sem prejudicar o conforto dos passageiros. A linha Zaíra 04 ao lado da linha do Jardim Itapeva funcionará 24 horas por dia a partir deste sábado, algo inédito em Mauá. Foto: Adamo Bazani
O perfil de horários e hábitos da população tem se diversificado cada vez mais com as atividades econômicas intensas e novos setores em expansão, principalmente na área de serviços.
Isso faz com que as cidades que já eram agitadas se tornem mais movimentadas e com opções de trabalho, emprego, renda, atendimento à população, entretenimento e lazer fora dos horários habituais.
A expressão “a cidade não para” nunca foi tão real.

Atualmente estabelecimentos como restaurantes, bares, academias, cursos de diversas áreas, religião, saúde têm estendido seus horários de atendimento.
Isso gera uma circulação de consumidores e trabalhadores nas cidades fora dos horários comerciais e uma demanda para transporte coletivo.
Diversas cidades brasileiras já possuem as chamadas linhas de ônibus noturnas.

Na Capital Paulista, por exemplo, a reivindicação é de expansão destes serviços.
A cidade de Mauá, na região Metropolitana de São Paulo, vai contar com este tipo de linha a partir deste sábado, dia 02 de julho de 2011.

O anúncio foi feito pelo Secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos.
Serão duas linhas apelidadas de Corujão.
Uma serve o Zaíra 4, operada pela Leblon Transporte de Passageiros Ltda, e a outra linha é do Jardim Itapeva, operada pela Viação Cidade de Mauá Ltda.
De acordo com a Prefeitura, estas linhas servem os dois corredores de maior demanda de passageiros da cidade e há demanda para este tipo de serviço.
Muita gente trabalha em atividades noturnas e precisa ficar aguardando o início das operações habituais.

O funcionamento será todos os dias, com partidas dos dois extremos das linhas (bairros e Terminal Central de Mauá) à 01h, às 02h e às 03h, sendo que às 03h45 já começam os serviços normais destas linhas das duas empresas de ônibus.
A tarifa nestes horários será a mesma dos demais: R$ 2,50.

MODERNIZAÇÃO:
Com isso, o município de Mauá dá mais um passo de modernização dos transportes e segue a prática de outras cidades, como a Capital Paulista.
Em novembro do ano passado, a entrada de uma nova operadora nos serviços do lote 02, a Leblon, proporcionou a colocação de 86 ônibus 0 km e 100% acessíveis no sistema de transportes, reduzindo a média de idade de frota. A empresa adotou o uso de veículos modernos, como os articulados com 04 portas, suspensão pneumática, sistema de ajoelhamento e elevação de carroceria , maior espaço interno, motor eletrônico e monitoramento por câmeras.
A Viação Cidade de Mauá também tem renovado a frota. Há alguns veículos mais antigos mas uma parte já foi substituída por ônibus 0 km também e acessíveis.
No dia 23 de junho foi inaugurado o sistema tronco-alimentador do Jardim Zaíra, como início das operações de um terminal na região mais movimentada do bairro. Três linhas, a Zaíra 3, Zaíra 5 e Zaíra 6 em vez de seguirem com baixa demanda para o centro foram encurtadas e servem os bairros até o Terminal do Zaíra, de onde os passageiros fazem a baldeação em ônibus maiores até o Terminal Central. Essas linhas são de caráter troncal: a T 080 (Terminal Zaíra – Terminal Central), a T 84 (Zaíra 4 – Terminal Central via Terminal Zaíra) e a 356 Expressa (Terminal Zaíra – Terminal Central), sem paradas nos pontos, o que diminui o tempo de viagem em mais da metade.
Com itinerários menores, as linhas alimentadoras conseguem fazer mais viagens, o que diminui o tempo de espera nos pontos. No horários de pico, os intervalos das linhas Zaíra 3, 5 e 6 caiu de 15 minutos para 10 minutos.

Em relação às linhas de caráter troncal, principais, é possível levar a mesma quantidade de passageiros com menos ônibus para o centro sem prejudicar o conforto, já que os veículos são de grande porte. Com menos ônibus, é possível contribuir para a redução no trânsito e na emissão de poluentes.
O sistema tronco-alimentador do Zaíra é operado pela Leblon Transporte de Passageiros, que já tem experiência neste tipo de operação na região Metropolitana de Curitiba, assim como na operação de linhas expressas não paradoras nos pontos que vão de terminal a terminal em vias menos movimentadas.

Outros terminais tronco alimentadores e linhas expressas devem ser criados com a operação também da Viação Cidade de Mauá.
O objetivo é otimizar o uso da frota operacional do município.


Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes. - Blog Ponto de Ônibus.

Um comentário:

  1. LEMBRETE: Nas matérias publicadas, só falavam linha do Jd.Itapeva, mas na verdade, a linha "Corujão" de lá é a linha 132 - Camargo!
    Sendo assim, ela passará no Terminal Jd.Itapeva!

    ;)

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