sexta-feira, 6 de setembro de 2013

"Facts" O que será que vai acontecer? Prefeitura de Mauá novamente interfere na disputa pelo lote 02 e pode tirar a Leblon de operação

Prefeitura de Mauá admite que decisão judicial beneficia empresa criada por Baltazar José de Sousa
Viação Estrela de Mauá é parte interessada no processo. Para advogados da Leblon, medida foi uma manobra para tirar empresa do lote 02.

Prefeito de Mauá Donisete Braga e ao fundo secretário de assuntos jurídicos Alessandro Baumgartner. Poder público admitiu que processo que moveu para derrubar liminar que concedia à Leblon direito de operar beneficia empresa de Baltazar José de Sousa, que detinha o monopólio na cidade. Foto: Adamo Bazani.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago o link de uma matéria feita pelo nosso colega e parceiro do blog Ponto de Ônibus, Adamo Bazani a respeito de mais um capítulo da série: "O que será que vai acontecer?".
Dessa vez, a Prefeitura de Mauá deu uma entrevista para explicar a decisão de ainda ir na justiça para cancelar o contrato da Leblon, mas não é convincente e mostra que é mais uma tentativa  de manobra para colocar a empresa que é de propriedade do Ronan Maria Pinto nas ruas de Mauá:

ADAMO BAZANI – CBN
O secretário municipal de Assuntos Jurídicos de Mauá, Alessandro Baumgartner, admitiu na noite desta quinta-feira, 05 de setembro, que a ação da prefeitura na Justiça para suspender a liminar que mantinha a Leblon operando na cidade, beneficia a Viação Estrela de Mauá.
Sobre a decisão do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, Baumgartner declarou que companhia criada por Baltazar José de Sousa terá ganhos no futuro.

“De maneira prática, efetiva e imediata não (beneficia), ela pode beneficiar a Estrela de Mauá em havendo a mudança do sistema de transporte coletivo”

Em seguida, o secretário do prefeito Donisete Braga, disse que essa mudança no transporte vai acontecer, reforçando os benefícios à Estrela de Mauá. “Retomando a licitação de 2008 para as mãos da prefeitura, ela pode levar ela adiante ou revogar essa licitação, quando ela retoma o processo ela pode dar aí o fim que ela desejar a esse processo. Ela (a decisão), dá de volta a administração o controle da situação”. O caminho que vai se seguir é o que prefeito falou da modificação total do sistema que está se preparando”.

Na entrevista coletiva, Donisete Braga disse que o objetivo da prefeitura é oferecer transporte de qualidade para a população de Mauá e que a disputa judicial entre as empresas Estrela de Mauá e Leblon não deixava o poder público confortável para tomar decisões sobre o setor.

Além da ação judicial, a sindicância que apurou supostas invasões para consultas de dados do sistema de bilhetagem da cidade acabou se tornando outro ato que prejudicou a empresa Leblon.
Isso porque, além de multá-la em R$ 12 milhões, o ato da prefeitura considerou a empresa inidônea, impedindo-a de participar de licitações.

Donisete declarou que quer fazer uma licitação nova na cidade. Logo, por causa dessa sindicância, a Leblon estaria impedida de participar, assim como a Viação Cidade de Mauá, alvo também do procedimento administrativo.

Para continuar lendo, clique aqui.

Para quem não acompanhou a entrevista do advogado da Leblon antes dessa entrevista da prefeitura, clique aqui para acessar o site da Rádio ABC e ouça na íntegra.

OBSERVAÇÃO DE CIDADÃO COMUM:
Diversas vezes, já dissemos aqui no blog ou já foi lido em outros meios de comunicação, que o tal jornal DGABC é propriedade do Ronan e que sempre eles criticam a Leblon. Dessa vez, não foi diferente e inclusive eles já cravam a Estrela de Mauá na operação:

"...A partir de agora, o prefeito Donisete Braga (PT) pode contratar a Viação Estrela de Mauá, que foi homologada vencedora em julho do ano passado. Também há possibilidade de nova licitação. “Aqui em Mauá prevaleceu a imagem de que o poder concedente não tinha autoridade sobre o serviço”, comenta. O petista avalia que a decisão dá mais segurança jurídica à Prefeitura. “A pendência nos deixava em condição de fragilidade.”

Donisete afirma que ainda não decidiu quais serão os próximos passos. A Leblon continuará na operação de 18 itinerários até que seja definido o procedimento a ser tomado. Não foi dado prazo para que as mudanças sejam concretizadas, mas, segundo o prefeito, as alterações serão “gradativas”. O chefe do Executivo promete que também haverá remodelação no lote 1, operado pela Viação Cidade de Mauá. “O nosso sistema como um todo é arcaico e não condiz mais com o modelo de Mobilidade Urbana que o País precisa..."


A diferença nas públicações desse jornal e dos outros meios de comunicação é vísivel, mas parece que o Tribunal de Justiça não percebe ou faz "um olho gordo" no caso. Esperamos que novamente a justiça seja feita!

+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário