sexta-feira, 7 de novembro de 2014

"Facts" Licitação da área 5 é adiada mais uma vez

Linhas intermunicipais da região devem continuar desatualizadas até EMTU apresentar novo contrato.
Caio Apache Vip II da E.A.O.S.A. em Mauá. Foto: Grupo T.R.A..
Mais um motivo para o morador do ABCD ficar descontente com a qualidade do transporte público entre municípios. O edital para mudar o sistema intermunicipal das sete cidades, chamado Área 5, foi novamente adiado. A Área 5 está desatualizada há mais de 30 anos.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) planejava receber as propostas das empresas na próxima semana, mas o certame teve pedido de impugnação e a empresa não tem data para abrir o processo novamente.

O adiamento da entrega das propostas foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (06/11). Conforme a publicação, “o adiamento deve-se a pedido de impugnação ao Edital que será, a partir de agora, analisado pela EMTU. O passo seguinte é a publicação da nova data para a realização da sessão pública”.

A expectativa era que, com o novo contrato, seria possível melhorar a qualidade do serviço. A EMTU informou que a empresa que vencer a licitação pode apresentar alterações no sistema de transporte, como expandir o número de linhas e renovar a frota de veículos.

Desde 2006 a EMTU tenta abrir o processo licitatório. Porém, diversas barreiras judiciais foram impostas pelo empresário Baltazar José de Sousa, proprietário de 33 empresas que estão em processo de recuperação judicial. Na Região, circulam ônibus da Eaosa (Empresa Auto Ônibus Santo André Ltda), Viação Ribeirão Pires Ltda., Viação São Camilo e Eusa (Empresa Urbana Santo André).

A Área 5 tem 1.033 ônibus com mais de sete anos de uso. São feitas mais de 12 mil viagens por dia, atendendo 615 mil pessoas em 120 linhas. Um novo contrato deve pôr fim às concessões precárias existentes.

FONTE: Mauá Virtual
 
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