segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

"Facts" Aumento das tarifas de ônibus no Grande ABC depende da cidade de São Paulo

ABC Paulista deve seguir datas e valores de São Paulo.
Ônibus municipais da Suzantur no lado B do Terminal Central de Mauá. Foto: Grupo T.R.A..
Em reunião do Consórcio Intermunicipal do ABC, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, presidente da entidade que reúne os sete prefeitos da região, disse que as cidades do ABC só vão aumentar a tarifa dos ônibus após a definição dos valores e das datas pela Capital Paulista e pelo Governo do Estado.
Mesmo tendo um número menor de integrações que São Paulo e linhas bem menores, as cidades do ABC devem adotar a mesma tarifa da Capital Paulista.

“Não basta apenas analisar o tamanho das linhas. A lucratividade de algumas cidades pode ser menor. O IPK (Índice de Passageiro por Quilômetro) também pode não ser o maior. Além disso, há outras questões a ser analisadas como custos” – disse Luiz Marinho.

Os prefeitos do ABC também decidiram, a exemplo da Capital, proporcionar gratuidade integral para todos os estudantes que hoje têm direito a meia tarifa de ônibus. O passe escolar gratuito deve ser implantado em janeiro.

Ao fim da reunião do Consórcio, os prefeitos do ABC Paulista receberam movimentos sociais que pedem redução no valor das tarifas e “mais justiça” nas definições de valores.
Os grupos também criticaram a falta de qualidade nos transportes em cidades da região, como em Mauá, onde agora opera apenas uma empresa de ônibus em todo o sistema.

“Nosso plano de mobilidade urbana estará pronto em março” – prometeu o prefeito Donisete Braga.
Donisete Braga havia prometido troca integral de frota de ônibus da empresa contratada pela prefeitura Suzantur até dezembro. Agora, a nova promessa é para fevereiro.

O prefeito de Mauá começou a discutir com os grupos sociais a respeito do retorno do monopólio dos transportes na cidade e até ameaçou registrar um boletim de ocorrência quando uma das integrantes do movimento disse que o atual modelo de mobilidade da cidade beneficia grupos empresariais de ônibus.
“Minha família foi ameaçada pelo Baltazar (empresário de ônibus da região). Isso ninguém fala” – acusou Donisete Braga no momento da discussão

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, prometeu aos movimentos sociais mais 40 ônibus novos até março. Até maio, o plano de mobilidade urbana deve ser enviado para a Câmara Municipal.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário