domingo, 1 de fevereiro de 2015

"Facts" Prefeitura de Mauá adia mais uma vez o prazo para a Suzantur entregar os novos ônibus

Frota de ônibus municipais em Mauá não será totalmente zero KM, tendo em vista a permanência de boa parte dos ônibus ex-Viação Estrela de Mauá.
Mascarello Gran Via Midi 2014 Volkswagen 17.230 OD Euro V, prefixo 649 da Suzantur no pátio da encarroçadora Mascarello. Foto: Felipe Dn.
Até abril, o sistema de Transporte municipal de Mauá deverá operar com 100% da frota zero-quilômetro. Desde que a Prefeitura assinou contrato de concessão do serviço com a Suzantur, 110 ônibus novos já foram colocados nas ruas, o que equivale a cerca de 44,3% do total. Ainda restam 138 coletivos para serem substituídos.

A previsão era que toda a frota fosse trocada até o fim do ano passado, o que não ocorreu. Segundo o prefeito Donisete Braga (PT), o motivo do atraso é a demora na produção por parte das montadoras e encarroçadoras. “As empresas que fabricam os ônibus pediram prazo um pouco maior. Esperamos que até março ou abril possamos entregar, senão a totalidade, a maioria dos veículos que faltam para completar toda a frota renovada, conforme preconiza o edital da licitação”, afirmou o chefe do Executivo na manhã de ontem, durante visita ao Terminal Central (leia ao lado). Os coletivos precisam ser acessíveis para deficientes físicos e contar com sistema de monitoramento por GPS. Todo o investimento para a compra será feito pela Suzantur.
Prefeito de Mauá Donisete Braga dentro de um coletivo da Suzantur. Foto: Marina Brandão/DGABC.
Além dos carros, está prevista a troca de 45 abrigos de ônibus, também até abril. A previsão é que 300 pontos sejam substituídos em dois anos. “Vamos começar priorizando os corredores, porque, nos bairros, temos problemas com a falta de espaço nas calçadas. Estamos fazendo estudos para que possamos disponibilizar as paradas de maneira que uma não fique muito distante da outra.”

TERMINAIS

A Prefeitura pretende lançar no mês que vem a licitação para a construção de três terminais (Itapark, Itapeva e Zaíra), além de corredor de ônibus na Avenida Itapark. Para possibilitar a execução dos empreendimentos, o município receberá do Ministério das Cidades R$ 79,5 milhões por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Segundo o secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Azor Albuquerque, os projetos já foram encaminhados à União e, agora, estão sob análise na Caixa Econômica Federal. “Estamos confiantes de que seja possível iniciar as obras neste ano e, no fim do ano, mais tardar no começo de 2016, consigamos entregar.”

O projeto da administração municipal é fazer outros três terminais: a reconstrução das estações Central e do Guapituba, além de erguer outra no Centro. O objetivo é atender à população dos bairros Parque São Vicente e Vila Mercedes e, com isso, diminuir o número de veículos que hoje utilizam o equipamento da Praça 22 de Novembro.

Prefeito vistoria sistema e ouve reclamações

O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), embarcou na manhã de ontem em duas linhas de ônibus municipais para verificar as reclamações feitas por usuários do sistema. Entre as principais queixas estão os longos períodos de espera e a superlotação. Durante a semana, o petista realizou vistorias semelhantes em outros dias e estão previstas novas viagens na semana que vem. “A ideia é fazer visitas em todos os horários para que possamos constatar a questão da evolução do Transporte coletivo, pois ainda estamos vivenciando processo de mudanças”, disse o chefe do Executivo.

A costureira Rosa Muniz, 58 anos, aproveitou a presença do prefeito para reclamar da demora. “Esses ônibus estão uma pouca vergonha. Atrasam muito. Eu já cheguei a esperar por 45 minutos em dia útil”, reclamou a moradora do Parque das Américas.

A aposentada Maria Izilda Torres, 63, que reside no Jardim Santa Lídia, critica o tempo de parada dos coletivos. “Às vezes a gente vê tantos ônibus parados num lugar e, quando chega aqui no terminal, fala: ‘nossa, cadê os ônibus? Eu passei por lá e tinha tantos’.” Já a professora Sandra Regina Aparecida, 54, elogia os novos ônibus da Suzantur. “Antes, o serviço era bem precário e decadente. Já houve melhora nesse ponto.” 

FONTE: Mauá Virtual
 
+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário