Exemplo de modificações: Marcopolo Torino GV com frente de Torino 1999. Foto: Tiago Liberato. |
O Ministério Público de São Paulo investiga suspeita de fraudes e uso inadequado da frota de ônibus da Viação Ribeirão Pires Ltda., empresa que presta serviços intermunicipais na área 05, correspondente a região do ABC Paulista.
De acordo com o Ministério Público, os ônibus não passam por manutenção adequada, o que faz o índice de quebras dos veículos da empresa aumentar, assim como representam um risco maior de acidentes.
O órgão também apurou que muitos veículos operam com mais de 10 anos, a idade máxima permitida pela EMTU.
A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos confirmou as informações e diz que recebeu as denúncias do Ministério Público e intensificou as vistorias nos ônibus da Ribeirão Pires.
Sobre a idade dos veículos, a gerenciadora dos transportes intermunicipais comunicou que exige um limite compatível com uma operação segura, mas no caso da Ribeirão Pires e outras empresas intermunicipais do ABC Paulista, não pode criar exigências maiores porque a área 05 é a única que não foi licitada na Grande São Paulo, a exemplo das outras 04 áreas da Região Metropolitana.
A EMTU tenta fazer a licitação desde 2006, quando foi realizada a de todas as áreas da Grande São Paulo.
As empresas do ABC Paulista esvaziaram o certame por quatro vezes. Elas alegam que precisam de um edital diferenciada por causa das mudanças nos transportes intermunicipais que devem ocorrer com o monotrilho entre São Bernardo do Campo e estação Tamanduateí, na zona Leste de São Paulo, e com a criação do Expresso ABC, linha rápida de trens que vai margear a linha 10 Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens metropolitanos) entre Mauá (Grande SP) e Luz (centro da Capital).
As companhias do ABC Paulista reclamam também que os custos na região são maiores, como com salários (30% mais alto que em outras áreas) e por conta do viário de algumas linhas.
A reportagem viajou numa das linhas da área 02, entre Franco da Rocha e Francisco Morato, também na Grande São Paulo, e constatou viário irregular e difíceis condições de tráfego.
A linha usada foi a 216 Franco da Rocha – Francisco Morato, via Jardim da Alegria. A passagem é no valor de R$ 2,30, o ônibus pega subidas íngremes, em alguns pontos falta acostamento e em outros os quando vai cruzar com outro ônibus ou caminhão, é necessário o veículo recuar por não ser possível dois carros de grande porte passarem na faixa de rolamento habitual.
Mesmo assim, os ônibus eram novos e todos com acessibilidade.
No ABC Paulista, a idade média da frota passa os oito anos e há veículos que ultrapassam os 15 anos, como da própria Viação Ribeirão Pires.
A EMTU promete ainda este ano fazer um edital intermediário, válido até 2016, para licitar área 05. Vai ser exigida, após o certame troca da frota em 24 meses.
ADULTERAÇÃO DE ÔNIBUS:
O Ministério Público e a EMTU investigam também denúncias de adulteração de documentos e até mesmo dos ônibus.
Assim, veículos com as características originais de fábrica alteradas sem homologação, o que pode comprometer a segurança, ou antigos que recebem carrocerias mais novas também são investigados.
Há ônibus com documentos não correspondentes aos veículos que são na prática e veículos mais velhos registrados como se fosse mais novos.
Com a desabilitação da Viação Januária, do lote 02 de Mauá, muitos ônibus que pertenciam a empresa, do mesmo dono, Baltazar José de Souza, foram para a Ribeirão Pires e a suspeita é de que desde quando já operavam em Mauá, os veículos tinham documentos irregulares.
Caio Apache S21 OF-1417 ex-Viação Januária 521. |
Fontes do setor afirmam ser esta uma estratégia de Baltazar José de Sousa: sucatear a Ribeirão Pires, com ônibus sob suspeita e se desfazer das linhas, para fortalecer outras empresas intermunicipais, como a Viação São Camilo, EUSA (Empresa Urbana Santo André) e EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André.
A Viação Ribeirão Pires presta serviços em Paranapiacaba (vila histórica pertencente a Santo André), Rio Grande da Serra, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Pesquisa de imagens: Thiago de Souza.
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