terça-feira, 4 de outubro de 2011

Terminal do Itapeva recebe sistema tronco alimentador

Terminal é o segundo da cidade a ter o sistema tronco alimentador.
Terminal Itapeva. Foto: Rafael Oliveira
No dia 1° de Outubro, Mauá inaugurou o segundo terminal da cidade com o sistema tronco alimentador, que fica no Jd.Itapeva.
O primeiro começou a operar com a Leblon Transporte de Passageiros, no Jardim Zaíra, uma das áreas mais populosas de Mauá, no dia 23 de junho de 2011.
Em vez de vários ônibus seguirem com a lotação incompleta até o centro da cidade, prejudicando o trânsito e atrasando as viagens, os veículos que servem os bairros vão até um terminal local, normalmente na área de maior movimento de um bairro maior. De lá, os passageiros de diversos ônibus pequenos são transferidos para um articulado, de maior porte.
Linha 131 - Troncal Itapeva.
Pelo fato de o ônibus ser maior, não há prejuízo em relação ao conforto dos passageiros e há melhor aproveitamento do espaço urbano, já que um ônibus articulado opera uma área menor que três micros ou micrões e transporta a mesma quantidade de pessoas.
No Jardim Zaíra, a empresa operadora do sistema, Leblon, afirma que houve ganho de tempo para os passageiros, principalmente por conta da Linha Expressa 356 que vai direto do terminal do bairro ao central sem paradas no meio do caminho.
E esse é o objetivo no novo sistema que atende à região do Itapeva, também de grande adensamento populacional.
O terminal do Itapeva possui menos linhas que o do Zaíra.
Enquanto que no Zaíra são 03 linhas alimentadoras (83 – Zaíra 03 / 85 – Zaíra 05 / 86 Zaíra 06) 01 troncal (080 – Terminal Zaíra – Terminal Centro), 01 expressa (Terminal Zaíra – Terminal Centro – sem paradas) e 01 principal (084 – Zaíra 04 – Terminal Central de Mauá), o sistema do Itapeva possui 02 linhas alimentadoras (132 Camargo / 134 Santista), 01 troncal (131 – Terminal Itapeva – Terminal Centro), 01 expressa (Terminal Itapeva – Terminal Mauá, que funciona nos horários de pico, das 05:00hs ás 08:00hs, e das 17:00hs às 20:00hs) e uma principal (133 Esperança – Terminal Mauá).

As linhas 132 e 134 vão até o Terminal Itapeva, onde os passageiros vão embarcar na linha troncal, com transferência gratuita.
Estas duas linhas têm 04 micro-ônibus ou midis (micrões) durante os dias úteis e 03 aos sábados, domingos e feriados.
Os mesmos veículos fazem as duas linhas, se revezando entre uma e outra, de acordo com o sentido que trafegam.
Quem irá pegar o onibus sentido centro no Terminal, ficará em uma área fora da integração, pagando a passagem diretamente dentro do ônibus, ou seja, embarca pela frente que for pagar e na integração embarca por traz.
131 - Troncal Itapeva.
132 - Camargo via Itapeva.
133 - Esperança.
134 - Santista via Itapeva.
No Terminal Itapeva, não é possível fazer integração com os serviços intermunicipais, como a linha 160 EX-1 (Terminal Itapeva / São Caetano do Sul – Bairro Santo Antônio), operada pela EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André, do mesmo grupo da Viação Cidade de Mauá., onde as passagens tem preço maior.

Texto Original: Adamo Bazani
Imagens: Rafael Oliveira e Thiago de Souza

Busologia Mauá, Informações e GTA da cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário