domingo, 2 de outubro de 2011

Plenária sobre Mobilidade Urbana fala sobre melhorias

No dia 30 de Setembro, houve uma plenária em Mauá sobre a Mobilidade Urbana na região do ABC, entre os assuntos tratados, o transporte na cidade, na região, o Expresso ABC e o VLT.
A plenária que aconteceu na diretório do PT de Mauá era sobre a Mobilidade Urbana em Mauá e Região, e como era aberta ao público, Rafael Olivera do Grupo T.R.A. e eu, Thiago de Souza, do Busologia Mauá e Grupo T.R.A., fomos conferir!
Lá, estavam presentes o prefeito da cidade Oswaldo Dias, os diretores do partido, o Secretário de Mobilidade Urbana Renato Moreira e o Deputado Federal Filippi.
Dentre os assuntos, foi feita uma apresentação do que foi feito até então e o os projetos futuros, para explicar melhor, dividi em dois temas:
MAUÁ:
Estrutura Física: Explicando como anda o transporte atualmente.
Sobre Mauá, foi retratado o que a administração tinha feito até 2004, que era o cartão magnético, substituindo os famosos passes e o dinheiro, sendo a segunda cidade da grande São Paulo a ter esse sistema, a primeira foi São Paulo. Junto com os cartões, anteriormente, a prefeitura renovou a frota, com veículos fabricados de 1998 à 2002. Após um tempo sem o partido governar a cidade, a grande continuidade feita foi a compra de mais veículos novos em 2005. No mais, era apenas completação de prefixos e ajustes de frota.

Em 2009, quando o governo de Oswaldo Dias voltou, começou uma nova era sobre mobilidade.
Foi feita a secretária de Mobilidade Urbana, que responsabiliza a parte de transporte na cidade.
No mesmo ano, começou uma renovação de frota com a Viação Barão de Mauá, atual Viação Cidade de Mauá, onde os veículos começaram a ser rastreados por GPS. Junto, foi estabelecido por contratos, lotes de linhas onde as empresas iriam operar.
Em 2010, A Leblon Transporte de Passageiros ganhou as linhas do Lote 2 da cidade, vindo com ônibus zero KM.
Junto, foi implantado o novo cartão magnético, o Cartão DaHora, havendo integração entre as duas empresas. E um sistema inovador, onde o usuário pode conferir na internet o tempo real dos ônibus em cada linha da cidade.
Na imagem acima, mostra uma estatística das duas empresas, com dados quase reais, mas não foge muito disso:
""39 linhas até então
200 Veículos / 5 anos de Idade Média""
""Somos considerados a cidade com a frota mais nova da região!""
Retrataram também sobre as novas linhas do Terminal Itapeva, que foi feito o mesmo do Terminal Zaíra, que após meses, foi considerado um sucesso, se espelhando no sistema do Paraná, e com o objetivo de diminuir o transito no centro da cidade e de vários veículos seguindo o mesmo destino, o Terminal Central.
Dentre projetos futuros, um era a contrução do Terminal do Jd.Itapark:
Nesse projeto, seria feito a "Estação de Transferência", conhecido como Terminal, com o mesmo sistema das anteriores, como é projeto, parece que ao lado, seria construído um posto Policial, pois na imagem, tem um carro de polícia ao lado. No ano de 2012, pode ser anunciada a construção!

O Terminal Central da cidade, que era para estar em obras, por enquanto nada será feito, pois o projeto teve mudanças, e tem um projeto com com a reforma do Terminal, mudar a estação de trem Mauá, ela avançaria 300 metros sentido Santo André. Por enquanto, isso é o previsto a fazer, mas nada concreto. No futuro, poderemos ter novidades a respeito.

Uma coisa que está avançada, é a integração ônibus municipal/trem. Foi anunciado que nas próximas semanas, o prefeito irá se reunir com os secretários estaduais de transporte para fechar o acordo, sendo assim, a passagem para a integração seria além de R$2,90, porém mais barata, pois o trem se paga atualmente R$2,95, A passagem ficaria até R$ 3,90, mas isso seria definido no acordo, que está 90% encaminhando para dar certo!

Falando sobre as ruas, tem projeto de desafogamento das Av.Pres.Castelo Branco e Barão de Mauá, onde ruas próximas que atualmente são estradinhas de terra, poderiam ser transformadas em Marginais e ligando os bairros ao centro e próximo ao Rodoanel, porém isso teria ser feito mais estudos viários e ambiental. Porém, esse projeto está viavel, junto com as construções de mais ciclofaixas e ciclorotas.

Além disso, a prefeitura está criando estacionamentos rotativos, conhecidos como Zona Azul, em vários pontos da cidade, tudo visando melhorar o trânsito nas vias.

Região do ABC:
Rodoanel, que liga as principais rodovias do estado.
Sobre a região no geral, foi retratado a construção do Rodoanel, os impactos na região por onde ele passa, o numero de carros que aumentou, entre outros citados.
O Expresso ABC, que é um sonho de todos da região, pode sair em definitivo em 2012, o deputado Donizete Braga está brigando para trazer à região, e junto, reformas e o bilhete único para as regiões, havendo uma série de integrações.
O VLT, que ligaria São Bernardo, Santo André, São Caetano até São Paulo está com o projeto avançado, e está na mesma situação do Expresso ABC, podendo acontecer dos dois sairem ao mesmo tempo.
Além destes para a região, foi destacado as linhas intermunicipais, que desde 2006, o governo não consegue fazer contratos para empresas da aréa 5. Os principais motivos foram inexistencias de empresas interessadas, pois os custos estariam fora de um panograma, onde a cada ano, as reuniões para tentar definir acabaram ficando "desertas", como destacaram na plenária.
Atualmente, as empresas operam sem contratos, sendo assim, possuem veículos com idade média acima de 7-8 anos, um exemplo é a E.A.O.S.A., que tem veículos fabricados em 1998.

Um dos estudos que estão fazendo para Mauá, seria retirar os ônibus dos bairros e tendo destino inicial no centro da cidade, possivelmente no Terminal Central, desafogando o trânsito. Resumindo, tiraria os trajetos dos bairros: Zaíra, Nova Mauá, Itapeva e Feital, os principais da cidade, e focando no centro.



Esses foram os princípais assuntos da plenária, onde todos gostaram do debate, que foi aberto ao público e todos poderiam dar suas opiniões, como a de uma pessoa que sugeriu que construissem ciclovias ao lado dos trilhos de trens, interligando as cidades da região com conforto e segurança para os ciclistas.


Para finalizar, Rafael e eu descobrimos que o primeiro Metrô do mundo era uma Maria Fumaça, onde ela atravessava uma cidade por um "buraco" que fizeram. Imaginem a cena, tudo isso, em um buraco onde a Maria Fumaça passava! Tudo isso aconteceu na Inglaterra por volta de 1835!



TEXTO: Thiago de Souza
IMAGENS: Thiago de Souza

Busologia Mauá, Informações e GTA da cidade!

3 comentários:

  1. Parabéns pela matéria Thiago. Pelo que eu sei, há mesmo o comentário que será construído um posto policial na Avenida Itapark com a Barão de Mauá que será operado pela Guarda Municipal. Ai se encaixa com a noticia que será construído o Terminal Itapark. Vamos ver o que vai acontecer, pois ano que vem tem eleições na cidade, e isso mexe com muitos interesses na cidade. Abraço.

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  2. Opa, valew cara!
    Sobre esse terminal, tem dois lugares bons pra se fazer, pode ser mesmo entre a Av.Barão e a Av.Itapark, ou perto do Atacadão, onde tem um posto policial e um terreno que daria pra se fazer um terminal!

    Vamos ver no futuro!

    Abraços
    ;)

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  3. Depende de quem vai operar o sistema , A Leblon ou a barão de Maua ; porque se for a barão de maua eu prefiro seguir o caminho até o centro a pé.

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