sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

5° Rolê T.R.A.: Rumo a São Caetano do Sul com surpresas

Nesse rolê, ficou marcado pela chuva, por momentos de pura risada e coisas que até então nunca tínhamos visto!
Placa da linha 064 - São Caetano no Term.Guapituba.
Dia 06 de Janeiro de 2012, o Rolê T.R.A. saiu um pouco da cidade de Mauá e resolvemos andar em linhas intermunicipais que tem destino a São Caetano do Sul. Desde o primeiro Rolê T.R.A., surgem coisas, ou melhor, acontece alguma coisa que na hora, nem estávamos preparados para aquilo, que nos pegam de surpresa e deixa cada vez mais mais legal nossas andanças por aí.
Dessa vez, esperamos todas as pessoas confirmadas no Terminal Central de Mauá, no ponto da 041 - Vila Mercedes. Lá, estavam: Felipe Martins, Igor Branco, Moaccir Barboza, Rafael Oliveira, Rodrigo Rodrigues e Thiago de Souza. Falta um, e quem poderia ser....Anderson Veloso novamente!
Dessa vez, como iriamos pegar a linha 041-Vl.Mercedes, e ela faz ponto final no Term.Guapituba e passa na rua do Anderson, embarcamos sem ele, pois esperar ele como do rolê passado não iria compensar!
Nós estávamos esperando um ônibus da linha, e pelo sinal, estava atrasado, pois o ponto estava lotadasso. Chegou um Mascarello Gran Via Articulado, prefixo 1-425. E como se era esperado, o articulado ficou lotado! Com pessoas nas portas, e na parte da frente do ônibus, pessoas autorizadas pelo motoristas, como idosos, gestantes e mulheres com crianças no colo.
Após o ônibus partir e o ponto praticamente vazio, em questão de minutos, aparece outro Vila, dessa vez, era o Mascarello Gran Via Articulado, prefixo 1-472. Embarcamos nele, porém, o motorista saiu do ônibus.
Sentamos nos últimos bancos do articulado, e vimos cenas estranhas:
Proteção do banco reservado. O que deveria ser uma parte de plástico da Mascarello, foi trocado por um pedaço de madeira, colocaram no lugar de parafusos, arrebites com roelas!
Lembrando que o forro da Mascarello é esse:
Foto interna tirada pelo T.R.A. Vinni Silva de um Gran Via Articulado da Finada Viação Januária.

No lugar de um parafuso de fábrica da Mascarello, colocaram um qualquer com uma roela muito grande!
Depois disso, em questão de instantes, cinco pessoas que entravam no ônibus iam em direção a nós e perguntavam: "Esse é o Vila Mercedes?" 
De tantas perguntas, tive uma idéia. Rodrigo tinha levado um caderno, e pedi para ele escrever o nome da linha e eu iria colocar na porta! Dito e feito:
Mesmo assim, tinha pessoas que perguntavam, porém, dessa vez, era só apontar para a porta, aonde estava a folha!
Dando continuação ao nosso trajeto, chegamos no ponto final da linha, que era no Terminal Guapituba:
Terminal Gapituba / José Stella.
Lá, partem as linhas: 041 - VL.MERCEDES/TERM.CENTRAL, 043 - GUAPITUBA/TERM.CENTRAL, 064 - SÃO CAETANO/VL.MERCEDES, 143 - SANTO ANDRE/PQ DAS AMERICAS e 159 - SÃO CAETANO/VILA MERCEDES.
Lá, Anderson Veloso comunica para o Moaccir via SMS que irá pegar o ônibus que nós embarcarmos no ponto da casa dele. Porém, isso foi depois que nós perdemos dois ônibus que estavam na linha 064 - São Caetano.
Depois de um tempinho, pegamos o Caio Apache Vip I, prefixo 1620 da Viação Ribeirão Pires:
Interior do Caio Apache Vip I Mercedes Benz OF-1418. Apesar do chassi de Midi, ele é um convencional de 03 portas!
Depois de mais alguns minutos, finalmente, Anderson Veloso se junta a nós. Porém, para nossa "sorte" com 05 minutos de viagem, escutamos um estouro, depois, o motorista parou o ônibus e foi ver se o pneu tinha furado. Até o momento, o problema não era aquele e seguimos viagem. Com praticamente 10 minutos de viagem, ele para novamente o ônibus e diz que foi a bobina!
Caio Apache Vip II Mercedes Benz OF-1418 da Viação Ribeirão Pires quebrado.
Enquanto esperavamos, apareceu um cachorro amigável, e Anderson Veloso, por pânico, saiu de perto. Mais um motivo para o nosso rolê ser engraçado!
Depois de alguns minutos, surge outro ônibus da linha 064, porém, era o que nós não queríamos pegar, o Marcopolo Torino 1999 Articulado, prefixo 1370, e o que deixou o rolê mais animado, foi a seguinte frase que estava nele:
"É A VIDA"
Foto interna do Marcopolo Torino 1999 Articulado Mercedes Benz OF-1721 ex-Manaus. Conservação não era uma das melhores. Podem notar o piso com frisos amarelos e balaustres de Torino 1999 e de Mascarello, que é o amarelo mais forte! E para contribuir, a porta traseira só abria pela metade, caso for descer 02 pessoas, uma teria que empurar, se não, ficava fechada mesmo! Lamentável!
Continuando na nossa viagem, quando estávamos chegando perto do centro de Mauá, Rodrigo Rodrigues contou uma piadinha, mas antes, quero avisar que chamamos a Viação Ribeirão Pires de "Viripisa".
"Viripisa, você vira e pisa".

Anderson Veloso ficou rindo e entrou na onda, depois dessa, contou algumas piadinhas de ervilhas, como:
"O que é um ponto verde no canto da sala?
É uma ervilha de castigo!"

Depois dessas piadinhas, um homem que estava sentado em um dos bancos do fundo do ônibus, levantou-se e foi em direção a nós, e disse: vou contar uma boa, a vaca e o boi foram para o motel. Quem pagou a conta?
Rafael Oliveira respondeu: "eles fizeram uma vaquinha"

O homem não tinha escutado, e ele chegou mais próximo ao Rafael para escutar melhor, mas pelo movimento que ele fez, dava impressão que ele iria avançar sobre nós. Depois disso, ele desceu no ponto que fica ao lado da Estação Mauá e ainda deu "joinha" pra nós!

Dando continuação a viagem, teve um momento, que o cobrador ficou ao lado do motorista, colocou uma bolsa no capô, e de dentro, tirava alguns salgadinhos para ele e o motorista comer em pleno serviço e com o ônibus em movimento!

Conhecemos o trajeto da linha desde Mauá, Santo André e chegando em São Caetano do Sul, onde todas as linhas que vão até lá, param no mesmo lugar, que é a Rua Conceição:

Cabine da EMTU, aonde fica o fiscal.
Como lá param todas linhas que tem destino a São Caetano, iriamos esperar aparecer algum Comil Doppio Scania ex-Barão de Mauá, onde tem cinco deles operando pela E.A.O.S.A.. Para nossa "sorte" novamente, em Santo André, já tínhamos visto um, prefixo 922 que estava na linha 158BI - SAO CAETANO/ MAUA ZAIRA, sentido Mauá.
Bom, nosso pensamento era: como tem cinco na empresa, não deve demorar muito para outro aparecer. Até ai tudo bem, mas não foi bem o que aconteceu.
Enquanto nós esperavamos, Anderson Veloso, Igor Branco, Moaccir, Rodrigo Rodrigues e eu, Thiago de Souza,  batiam algumas fotos dos ônibus que iriam aparecendo no local:
Descobrimos que o reboque dos Marcopolo Torino 1999 foram fabricados pela SILPA, empresa de Caxias do Sul.
Caio Apache S21 Mercedes Benz OF-1722M.
Caio Alpha Mercedes Benz OF-1318.
Pedaço de chapa com arrebite reguram a borracha do vidro. Caio Alpha, prefixo 940 da EAOSA.
Caio Alpha Mercedes Benz OF-1318.
Caio Apache S21 Volkswagen 17.210 OD.
Marcopolo Torino GV Mercedes Benz OF-1620.
Motorista da EAOSA fazendo xixi na roda de seu ônibus. Houve outros motoristas que fizeram o mesmo, mas um foi diferente, fez no parachoque!
Após praticamente 25 minutos, aparece o Comil Doppio, prefixo 946 na linha 158BI:
Comil Doppio Scania F113HL  -  EAOSA 946.
Só que, ele passou direto, não parou no ponto final e foi rumo a Mauá, sem pegar pessoas no ponto final. Nisso, nossa esperança era que, sobraram ainda 03 Comil Doppio para aparecer.
Continuamos a tirar mais fotos, comentamos sobre alguns assuntos, porém, começou a chover. Apenas Anderson Veloso e Rafael Oliveira levaram guarda chuva, o restante saiu correndo pela rua procurando um abrigo, que foi na frente da Faculdade Anhanguera. Porém, quando começou a chuva, e todos procuravam como se proteger, Igor Branco simplesmente nos abandonou sem dizer nada, que deixou nós preocupados. Mas ele pegou um ônibus que estava na linha 160EX1 - MAUA ITAPEVA.
Ficamos na fachada da Faculdade Anhanguera!
Após minutos, a chuva parou, Anderson ia fechando seu guarda chuva, quando deu uma enroscada, e ele tentou fechar batendo no hidrante, onde não teve sucesso e ainda conseguiu quebrar!
Hidrante que fica em frente à Faculdade Anhanguera!
Aconteceu outro fato estranho, que durante a chuva, tinha passado no máximo 02 ônibus e depois que parou, ficou mais de 15 / 20 minutos até voltar ao normal. Deve ter alagado em algum ponto de Santo André ou em São Caetano para isso acontecer!

Continuando, estávamos esperando para ver se finalmente aparecia um Doppio, mas sem sucesso. Foi ai então que apareceu outra surpresa, dessa vez no Busscar Urbanuss Articulado Scania F94HB, prefixo 992 da EAOSA.
Busscar Urbanuss Articulado Scania F94HB - EAOSA 992.
Foi ai que veio outra surpresa! Sem querer, estavamos observando ele e vimos dentro duas pessoas andando para o reboque, ou seja, a parte de traz do articulado. Do nada, eles voltam e dão um "amasso" no meio do corredor. Até pensamos que era o motorista dando "uns pega" em uma passageira. Momentos depois, eles saem de lá, vão para a parte da frente, e a surpresa! A mulher vai para a parte do cobrador e o homem era o motorista, ele chega na parte do volante como se nada tivesse acontecido!
Pior que, o motorista era um "Tiozão", e aparentemente, a cobradora era jovem.

Depois disso, tiramos mais algumas fotos, e como estava começando a garoar, resolvemos pegar o Busscar Urbanuss Articulado Scania F94HB da EAOSA, prefixo 898 na linha 403 - MAUÁ NOVA MAUÁ. O legal dele é que, a porta da frente e antes do eixo dianteiro, e ali, poderiamos ficar. Foi o que aconteceu. Veja fotos e um vídeo:
Cordinhas seguram a tampa de ventilação.
Fita prateada é passada nos parafusos e dão enfente nas calotas do Urbanuss 898.
A mesma fita foi passada na parte superior do vidro! Aonde Rodrigo estava sentado, não tinha goteiras, foi ele sair e sentar Anderson Veloso, que a goteira começou!
Andamos na linha toda, tendo o ponto final no Jd.Nova Mauá. Rodrigo Rodrigues desceu em Santo André, e Anderson Veloso resolveu sentar no lugar dele. Mas isso foi ruim, pois depois, do nada apareceu uma goteira bem no lugar de onde ele sentou e ficou com ela até o final da viagem!
Chegando no ponto final, se encontramos com o Savyo, que mora no local e não pôde ir conosco. Após um papo, voltamos para o centro da cidade de 072 - Nova Mauá, com Mascarello Gran Via 2011. No Terminal Central, se despedirmos e cada um foi para a sua casa!

Parte Extra:
Anderson Veloso filmou de dentro do Urbanuss um trecho da divisa de Santo André com Mauá, onde podemos reparar a diferença de asfalto:
Esperamos que futuramente, esse trecho não tenha mais buracos!

"Busologia Mauá e Grupo T.R.A., há mais de 01 ano fazendo amizades e se divertindo de uma forma sadia!"

Um comentário:

  1. Bacana as denuncias de voçeis , realmente concordo com descaso dessa empresa , pra eles nao devem importam com o onibus e sem o lucro que entra . Realmente e um lixo esses onibus.

    ResponderExcluir