sexta-feira, 21 de junho de 2013

"Facts" Nova entrevista de secretário sobre mobilidade urbana de Mauá

Em entrevista ao Jornal Mauá Noticias, Paulo Eugênio afirmou a possibilidade de retirar a Viação Cidade de Mauá de operação.
Capa de uma das edições do jornal destacava a matéria e um midi da Viação Estrela de Mauá, impedida pela justiça de operar.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago a matéria feita pelo Jornal Mauá Notícias a respeito de uma entrevista feita com o secretário de mobilidade urbana de Mauá, Paulo Eugênio:
Desde o inicio de seu mandato, o prefeito Donisete Braga afirma a necessidade de criação da MauaTrans. O secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugênio, segue a mesma linha e declarou durante entrevista ao Jornal Mauá Notícias que a criação da autarquia é fundamental para a melhoria do transporte público na cidade.

Segundo o secretário, o setor de transporte público precisa de regularização e a MauaTrans viria para preencher essa necessidade, atuando como o órgão responsável pela fiscalização, gerenciamento e vistorias. “Sabemos que a criação da autarquia demanda recursos, pois seria necessária a contratação de funcionários por meio de concurso público. Mas sem dúvida, esse é um dos caminhos para elevar a qualidade do transporte em Mauá”, disse.

Mesmo sem contar ainda com a MauaTrans, o secretário afirmou que diversas medidas estão sendo tomadas no sentido de atender melhor à população. “Desde o inicio do mandato já aplicamos mais de 400 multas e retiramos veículos que não estavam em condições de rodar”.

Paulo não descarta a possibilidade de romper o contrato com a empresa Viação Cidade de Mauá. “Mais de 90% das reclamações que recebemos são da Cidade de Mauá. As reclamações são de todos os tipos, desde ônibus em mau estado a funcionários que não atendem a população como deveriam. Já vimos casos deles (Viação Cidade de Mauá), mandarem ônibus para fazer vistoria sem o vidro traseiro, tampando o vão com uma madeirite e achando que aprovaríamos o veículo. Estamos unindo documentação necessária para, caso a empresa continue descumprindo as determinações do contrato, possamos romper com o serviço”, disse.

Em relação aos atrasos constantes observadas em diversas linhas, o secretário afirmou que com a construção dos corredores de ônibus no eixo Barão e na Avenida Presidente Castelo Branco o problema tende a amenizar, já que grande parte desses atrasos é devido ao fluxo intenso nessas avenidas.

O Plano de Mobilidade Urbana é outro ponto importante para o transporte da cidade. Esse plano é uma exigência do Governo Federal para todas as cidades que possuem mais de 200 mil habitantes, como é o caso de Mauá. “O Plano de Mobilidade Urbana é uma forma de trazer a população para discutir a questão dentro do município. A população precisa se apropriar dessa causa e o governo ao ouvi-lá tem as condições de garantir um transporte coletivo de qualidade”, disse Paulo.

O Plano deverá ser discutido ainda em 2013. “Esse é um ano de analises, estudos e projetos para, a partir de 2014, passar a executar tudo o que foi planejado”, finalizou.

Matéria feita por: Anna Munhoz

+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário