terça-feira, 12 de agosto de 2014

"Facts" Greve dos motoristas de ônibus acaba em Mauá após um acordo

Entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira, cidade ficou sem transporte coletivo.
Ônibus da Suzantur, que estava operando em umas das linhas da Viação Cidade de Mauá durante a greve. Foto: Grupo T.R.A..
Os motoristas e cobradores das 17 linhas municipais da Viação Cidade Mauá e dos veículos intermunicipais da empresa E.A.O.S.A finalizaram, por volta das 12h20 desta segunda-feira (11/08), a greve do transporte coletivo de Mauá. A categoria conseguiu alcançar as reivindicações trabalhistas. 

Em uma reunião no Paço entre funcionários, Sintetra (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviários e Anexos) e o empresário Baltazar José de Souza, dono da Viação Cidade Mauá, o grupo conseguiu assegurar os direitos trabalhistas de 185 funcionários demitidos após o prefeito Donisete Braga contratar emergencialmente a Suzantur, em outubro de 2013, quando as outras empresas foram classificadas inidôneas por burlarem o sistema de bilhetagem eletrônica. 

A greve começou às 3h30 desta segunda-feira (11/08) e a princípio, 100% da frota da cidade ficou paralisada. Por volta, das 7h, os ônibus da Suzantur, que atende 32 linhas e representa 60% da frota, voltaram a operar. Já os veículos municipais da Viação Cidade de Mauá, que trabalham por meio de uma liminar judicial, e das linhas intermunicipais da empresa E.A.O.S.A seguiram parados até o fim da reunião entre Prefeitura e Sintetra. O retorno ao trabalho foi decidido em uma assembleia dos trabalhadores. 

Durante a reunião, o empresário Baltazar se comprometeu a realizar todas as rescisões contratuais e finalizar as homologações dos 185 trabalhadores entre esta quinta (14/08) e sexta-feira (15/08). De acordo com o Sintetra, a soma de toda a dívida trabalhista chega a aproximadamente R$ 4 milhões. Além disso, a reunião também definiu que todos os funcionários demitidos serão imediatamente contratados pela Suzantur. Os trabalhadores reclamavam da possibilidade de apenas 125 funcionários serem reaproveitados na nova empresa de transporte de Mauá. 

Em nota, a Prefeitura esclareceu que apenas intermediou as negociações entre representantes do Sintetra, funcionários da empresa Viação Cidade de Mauá – que opera 17 das 49 linhas municipais -- e o empresário Baltazar José de Souza. A Administração também confirmou o comprometimento do empresário em acertar as verbas rescisórias e homologação dos funcionários demitidos, reivindicação que havia motivado a paralisação. 


+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário