terça-feira, 23 de agosto de 2011

Novidades em Mauá

Dos vários ônibus prometidos em Mauá, dois já vieram e um volta a circular finalmente após acidente no mês de abril!
A Viação Cidade de Mauá, colocou nas ruas, essa semana, o Mascarello Gran Via Low Entry Mercedes Benz O500U, de prefixo 1-418.
Ele que se envolveu em um acidente no mês de abril, estaja na garagem recebendo uma reforma na parte da frente.
Foto na batida:
Fotos Atuais:

O E.A.O.S.A. 986, que se colidiu com o Piso Baixo, voltou antes dele:
Foto na batida:
Foto rodando pelas ruas:

E a outra novidade, os Busscar Urbanuss Articulado Volvo B10M da Leblon Transporte de Passageiros.
Fiquem com a matéria do Adamo Bazani:
Mauá, na Grande São Paulo, recebeu mais dois ônibus articulados de alta capacidade de transportes. Os veículos foram adquiridos pela empresa Leblon Transporte de Passageiros, concessionária do Lote 02 da cidade desde novembro de 2010. Estes ônibus vão se somar aos outros 11 articulados, que vieram 0 km para a cidade no final do ano passado. Os veículos são usados e servirão apenas para reforço nas linhas e reserva enquanto toda a frota de articulados novos seja aproveitada. A demanda por ônibus novos é alta e a espera dependendo do modelo a partir da encomenda pode chegar a 09 meses, tempo suficiente, segundo a empresa, para serem colocados mais ônibus novos. Foto: Adamo Bazani.
Chegaram nesta segunda-feira, dia 22 de agosto de 2011, mais dois ônibus articulados para o sistema de transportes de Mauá.
Os veículos são do modelo Volvo B 10 M, carroceria Busscar Urbanuss, e apresentam itens de conforto e segurança, como motor central, o que diminuiu o barulho no salão interno, são automáticos e os corredores são mais amplos, o que favorece a circulação de passageiros no interior dos veículos, além da capacidade de transporte.
Foto interna. Foto: Diego Vieira.
Com estes ônibus, a frota do Grupo Leblon, empresa que trouxe as duas unidades, sobre para 88 ônibus, dos quais, o número de articulados foi ampliado de 11 para 13 carros.
Como são usados, ano 2002, eles servirão de reserva, para que todos os ônibus articulados trazidos 0 km pela empresa no ano passado, possam estar em funcionamento em horários de maior demanda. Os outros articulados, Volvo B 12 M, modelo Marcopolo Viale, têm equipamentos de acessibilidade, computador de bordo que informa em tempo real dados operacionais ou defeitos do veículo, sistema de agachamento de carroceria para embarque de passageiros e elevação para passar por obstáculos ou áreas de tráfego difícil.
Os ônibus trazidos nesta segunda-feira pertenceram à Viação Água Verde, que operava no sistema de Curitiba e Região Metropolitana, no Paraná.
Mesmo sendo veículos confortáveis, os ônibus não devem ficar muito tempo em operação, já que em 2012 completam a idade máxima permitida de 10 anos.
A demanda por ônibus zero quilômetro na indústria nacional está grande e o mercado aquecido. Dependendo do modelo, a espera por ônibus a partir da encomenda pode chegar a 9 meses.
Enquanto estes veículos usados reforçam a frota, a empresa pode trazer ônibus 0 km.
A Leblon junto com a Secretaria de Mobilidade Urbana aumentou a oferta de transporte de alta demanda na cidade de Mauá.

Com a criação do Terminal de Integração do Zaíra, um dos bairros mais populosos de Mauá, foi implantado o sistema tronco-alimentador, que consiste numa oferta racional e de melhor aproveitamento de recursos do setor de transportes. Em vez de várias linhas de ônibus irem sem a capacidade completa para o centro de Mauá, os passageiros são transportados em menos veículos, porém com o número de lugares até maior, pelo fato de os ônibus serem articulados, de grande porte. Isso, além de agilizar as viagens, auxilia na diminuição do trânsito e na emissão de poluentes nas principais vias da cidade.

Estes passageiros são conduzidos por ônibus de menor porte dos bairros da região do Zaíra até o Terminal de Integração, onde fazem a transferência gratuita para os ônibus de grande porte.,
Em vez de seguirem todo o trajeto não totalmente ocupados ate o centro, os ônibus de menor porte voltam para os bairros a partir do Terminal de Integração, o que possibilita que eles façam mais viagens diminuindo o tempo de espera para o passageiros.

Além disso, a Leblon opera a única linha expressa do ABC Paulista, que liga o Terminal do Zaíra ao Terminal Central de Mauá, sem paradas no meio do caminho. Isso foi possível depois de estudos que detectyou que a demanda da região do terminal de Transferência do Zaíra para o centro é alta. A ocupação do ônibus é total, mas com conforto, segundo a empresa, e o tempo de viagem caiu mais da metade.

Além de não parar no meio do caminho, o ônibus pode trafegar pior vias alternativas, com menos trânsito, outro fator que agiliza a viagem.
Com todo estes novos sistemas, as linhas de maior demanda, como a 80 – Terminal Zaíra – Terminal Mauá (Troncal) e a 084 – Zaíra 04 Terminal- Mauá atraíram mais passageiros para o sistema de transportes públicos, sendo necessária a ampliação do número de ônibus articulados.

Adamo Bazani, jornaista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Blog Ponto de Ônibus


Se surgir alguma novidade, o Busologia Mauá informa, pois estamos de olho!

Um comentário:

  1. Nossa achei o JR601 este busão era aqui de Curitiba e fazia a linha 701 FAZENDINHA e era da Auto Viação Água Verde... que coisa boa em ver este belo Volvão B10M.... Tomara q vcs ai de São Paulo ( Maua ) aproveite este carro =)

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