A Viação Cidade de Mauá, colocou nas ruas, essa semana, o Mascarello Gran Via Low Entry Mercedes Benz O500U, de prefixo 1-418.
Ele que se envolveu em um acidente no mês de abril, estaja na garagem recebendo uma reforma na parte da frente.
Foto na batida:
Fotos Atuais:
O E.A.O.S.A. 986, que se colidiu com o Piso Baixo, voltou antes dele:
Foto na batida:
Foto rodando pelas ruas:
E a outra novidade, os Busscar Urbanuss Articulado Volvo B10M da Leblon Transporte de Passageiros.
Fiquem com a matéria do Adamo Bazani:
Os veículos são do modelo Volvo B 10 M, carroceria Busscar Urbanuss, e apresentam itens de conforto e segurança, como motor central, o que diminuiu o barulho no salão interno, são automáticos e os corredores são mais amplos, o que favorece a circulação de passageiros no interior dos veículos, além da capacidade de transporte.
Foto interna. Foto: Diego Vieira. |
Como são usados, ano 2002, eles servirão de reserva, para que todos os ônibus articulados trazidos 0 km pela empresa no ano passado, possam estar em funcionamento em horários de maior demanda. Os outros articulados, Volvo B 12 M, modelo Marcopolo Viale, têm equipamentos de acessibilidade, computador de bordo que informa em tempo real dados operacionais ou defeitos do veículo, sistema de agachamento de carroceria para embarque de passageiros e elevação para passar por obstáculos ou áreas de tráfego difícil.
Os ônibus trazidos nesta segunda-feira pertenceram à Viação Água Verde, que operava no sistema de Curitiba e Região Metropolitana, no Paraná.
Mesmo sendo veículos confortáveis, os ônibus não devem ficar muito tempo em operação, já que em 2012 completam a idade máxima permitida de 10 anos.
A demanda por ônibus zero quilômetro na indústria nacional está grande e o mercado aquecido. Dependendo do modelo, a espera por ônibus a partir da encomenda pode chegar a 9 meses.
Enquanto estes veículos usados reforçam a frota, a empresa pode trazer ônibus 0 km.
A Leblon junto com a Secretaria de Mobilidade Urbana aumentou a oferta de transporte de alta demanda na cidade de Mauá.
Com a criação do Terminal de Integração do Zaíra, um dos bairros mais populosos de Mauá, foi implantado o sistema tronco-alimentador, que consiste numa oferta racional e de melhor aproveitamento de recursos do setor de transportes. Em vez de várias linhas de ônibus irem sem a capacidade completa para o centro de Mauá, os passageiros são transportados em menos veículos, porém com o número de lugares até maior, pelo fato de os ônibus serem articulados, de grande porte. Isso, além de agilizar as viagens, auxilia na diminuição do trânsito e na emissão de poluentes nas principais vias da cidade.
Estes passageiros são conduzidos por ônibus de menor porte dos bairros da região do Zaíra até o Terminal de Integração, onde fazem a transferência gratuita para os ônibus de grande porte.,
Em vez de seguirem todo o trajeto não totalmente ocupados ate o centro, os ônibus de menor porte voltam para os bairros a partir do Terminal de Integração, o que possibilita que eles façam mais viagens diminuindo o tempo de espera para o passageiros.
Além disso, a Leblon opera a única linha expressa do ABC Paulista, que liga o Terminal do Zaíra ao Terminal Central de Mauá, sem paradas no meio do caminho. Isso foi possível depois de estudos que detectyou que a demanda da região do terminal de Transferência do Zaíra para o centro é alta. A ocupação do ônibus é total, mas com conforto, segundo a empresa, e o tempo de viagem caiu mais da metade.
Além de não parar no meio do caminho, o ônibus pode trafegar pior vias alternativas, com menos trânsito, outro fator que agiliza a viagem.
Com todo estes novos sistemas, as linhas de maior demanda, como a 80 – Terminal Zaíra – Terminal Mauá (Troncal) e a 084 – Zaíra 04 Terminal- Mauá atraíram mais passageiros para o sistema de transportes públicos, sendo necessária a ampliação do número de ônibus articulados.
Adamo Bazani, jornaista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Blog Ponto de Ônibus
Se surgir alguma novidade, o Busologia Mauá informa, pois estamos de olho!
Nossa achei o JR601 este busão era aqui de Curitiba e fazia a linha 701 FAZENDINHA e era da Auto Viação Água Verde... que coisa boa em ver este belo Volvão B10M.... Tomara q vcs ai de São Paulo ( Maua ) aproveite este carro =)
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