quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Terminal Central de Mauá: Sai verba Federal para reconstrução !

Obra de reforma/reconstrução tava sendo planejada desde o começo do ano, e com prazo de início das obras em Agosto! Últimos detalhes estão sendo definidos!
Atual Terminal Central de Mauá. Cobertura em Azul é o total da área! IMAGEM: Google Earth - Pesquisa: Thiago de Souza.
A Prefeitura de Mauá modificou o projeto de reconstrução do terminal de ônibus no Centro do município. Anteriormente, a ideia era fazer as obras por meio de Parceria Público-Privada, além da construção de um comércio no andar superior. Para a reconstrução, convênio firmado com o Ministério do Turismo prevê repasse de R$ 6 milhões, segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos.

O Diário consultou a Pasta, que informou ter dois contratos com a Prefeitura, mas que ainda dependem de documentação para liberação.
O secretário disse ontem que o projeto foi alterado depois de a administração concluir que a iniciativa privada não teria interesse em investir no terminal. "A PPP não funcionaria. Ali não tem estacionamento, então não seria vantajoso para o comércio", avaliou. Com a mudança, a estação continuará tendo apenas o térreo.

"Atualmente o terminal é feio, escuro, mal sinalizado e tem que melhorar o monitoramento. Por isso, vai ser praticamente derrubado para dar lugar a um novo", detalhou o secretário. Outro problema existente na estação é a falta de segurança para os passageiros, que têm de fazer a travessia entre as passarelas, no mesmo nível da pista, aumentando o risco de atropelamentos.
Moreira dos Santos informou que o projeto já está em fase de execução e em breve deverá ser encaminhado para o prefeito Oswaldo Dias (PT). Após aprovação, o material será encaminhado para a Caixa Econômica Federal, que fará o repasse

Enquanto o terminal estiver fechado, serão improvisados pontos de parada nas proximidades do shopping popular, também no Centro. "Outra adaptação que será adotada provisoriamente é fazer com que algumas linhas sejam transformadas em circulares, o que tira a necessidade do terminal."

NOVOS ÔNIBUS:

Atual frota de microonibus da empresa. Caio Foz e Neobus Thunder +, além de dois Mascarello Gran Micro de chassi midi!

O titular da Pasta disse que, até o fim do mês, a Viação Cidade de Mauá, operadora do Lote 1 das linhas municipais, terá 40 novos veículos, entre ônibus convencionais e microônibus.

Na avaliação do secretário, a modernização da frota é resultado da concessão dos itinerários, feita no ano passado. "Antes, as empresas operavam com contratos precários. Com a concessão, podemos exigir melhorias." Segundo Moreira dos Santos, o índice de reclamação dos usuários por conta de atrasos caiu de 42% para 8% em um ano.

Na avaliação do secretário, outro fator que colabora para dar mais pontualidade aos ônibus é a adoção de GPS (Global Positioning System) nos veículos, o que possibilita o monitoramento dos coletivos. "Isso facilita a nossa fiscalização."

Texto Original: Diário do Grande ABC
Ilustração e ajustes: Thiago de Souza


O Busologia Mauá está de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário