segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

"Facts" O que será que vai acontecer? [Manifesto em Mauá ganha força e informações sobre integração com a CPTM]

Leblon e Viação Cidade de Mauá são favoráveis à integração com o trem e Donisete Braga se reúne com CPTM. Integração será por uma espécie de bilhete único. Protesto contra o aumento da passagem dá mais um passo.
Foto: CPTM em FOCO.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago duas informações envolvendo o transporte coletivo municipal da cidade.
Primeiro confiram a matéria feita pelo nosso colega e busólogo Adamo Bazani a respeito da possível integração com os trens da CPTM:

ADAMO BAZANI – CBN
O prefeito de Mauá, Donisete Braga, vai se encontrar na tarde desta terça-feira com o presidente da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Mário Bandeira.
O objetivo é discutir a integração entre os ônibus municipais de Mauá e a linha 10 Turquesa (Rio Grande da Serra – Brás).

De acordo com a prefeitura de Mauá, o processo para a integração está adiantado e as empresas operadoras Viação Cidade de Mauá – VCM (lote 01) e Leblon Transporte de Passageiros (lote 02) já se posicionaram favoráveis à complementação de serviços.
“Já sabemos que o processo está encaminhado e que as empresas aceitam essa integração e vamos discutir também as questões referentes à construção da nova estação de trem, para que possamos elaborar o projeto do novo terminal de ônibus da cidade,” afirmou o prefeito, em nota enviada para a imprensa.

A integração é uma das justificativas para o alto índice de aumento das passagens de ônibus, de 13,79%, quando em 26 de dezembro, o valor passou de R$ 2,90 para R$ 3,30.
Mesmo com a promessa de integração, o valor foi considerado alto pelos passageiros. No sábado dia 12 de janeiro, houve tumulto e violência durante protesto contra o reajuste.
Os manifestantes, pertencentes a movimentos sociais e estudantes, foram impedidos de ocuparem a Praça 22 de novembro e bloquearam a entrada do terminal de ônibus.
No confronto entre os manifestantes e a GCM – Guarda Civil Municipal e a PM – Polícia Militar, ao menos dez pessoas ficaram feridas.
Em entrevista no Consórcio Intermunicipal, o prefeito Donisete Braga disse que os manifestantes “passaram dos limites”, mas prometeu apurar o caso. Um relatório da Secretaria de Segurança Urbana e da PM deve ser elaborado.
A organização do movimento, que nasceu na página do Facebook “Política Sim, Patifaria Não” , disse que os manifestantes foram praticamente forçados a irem para as ruas por terem sido impedidos de protestarem na praça.

Além da redução de tarifa, o grupo pede mais qualidade nos serviços e a garantia de que não haverá mais monopólio do transporte, operado por 30 anos pelo empresário Baltazar José de Sousa e que foi quebrado em 2010, com a entrada da Leblon no lote 02 da cidade.
Nos últimos meses, houve uma série de manobras para a retirada da Leblon Transporte. A Viação Estrela de Mauá, presidida por David Barioni Neto, fundada por Baltazar José de Sousa, chegou a entrar em circulação, mas sem respaldo jurídico. Por determinação da Justiça, a empresa foi retirada de circulação, já que sua contratação desrespeitou uma decisão judicial anterior, segundo a juíza Fernanda Salvador Veiga.

ESTAÇÕES:
Donisete também vai discutir com o presidente da CPTM, Mário Bandeira, modernizações das estações de Mauá e Guapituba.
O objetivo é preparar os espaços parta a integração e oferecer mais conforto aos passageiros.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes



A respeito da manifestação contra o aumento da passagem, organizado pelo grupo: Política Sim, Patifaria Não, temos uma informação vindo da prefeitura:
Os integrantes Rafael Rodrigues, Rodolfo Barbosa e Marcelo Ahlers, do movimento “Política Sim, Patifaria Não!!! - Por uma Mauá Melhor” se reuniram com o secretário de gabinete do prefeito Donisete Braga, o senhor Rômulo Fernandes na tarde de segunda-feira dia (14/01/2013). Foto: Revolução Mauá
O chefe de gabinete da prefeitura de Mauá, Rômulo Fernandes, recebeu nesta segunda-feira, 14 de Janeiro, três jovens integrantes do movimento Política Sim, Patifaria Não, que lideram o movimento de protesto contra o reajuste da tarifa e o serviço de transporte coletivo da cidade. Na oportunidade foi entregue uma série de reivindicações e um abaixo-assinado pedindo a redução da tarifa. O prefeito

Donisete Braga afirmou não ter recebido nenhuma solicitação de agenda por parte dos manifestantes entre o dia 05/01, data da primeira manifestação até sábado passado, dia da segunda manifestação.
“Hoje (14/01) recebi a informação de que três membros procuraram a prefeitura para iniciar o diálogo e por isso designei que o Rômulo pudesse atendê-los em nome do governo”, disse o prefeito. Entre as solicitações entregues pelos jovens está uma audiência pública, a ser realizada com a presença do prefeito, do secretário de Mobilidade Urbana e com as empresas de ônibus.
Antes da confusão, policiais fecharam a entrada do Terminal Central.
Sobre o tumulto durante a manifestação no último sábado, Donisete Braga entende que houve excesso por parte dos manifestantes, que interferiram no direito de ir e vir das pessoas ao impedir a passagem dos ônibus na entrada do terminal, por isso a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar precisaram intervir para garantir a ordem pública.
“Lamento muito o ocorrido no sábado. Por isso solicitei ao secretário municipal de Segurança, Carlos Tomaz e a Polícia Militar, um relatório sobre a ação. Também recomendei maior cuidado para que esse tipo de coisa não volte a acontecer,” finalizou o prefeito. O relatório será entregue nesta terça-feira.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá

+ fotos e informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

Um comentário:

  1. maua ta aos deus dará não tem médicos nos postos remédio nem pensar nos upas e uma pouca vergonha os médicos ficam jogando baralho equando apopulaçao fica esperando atendimento

    ResponderExcluir