quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

"Facts" Veja o que aconteceu no 3° protesto pacífico contra o aumento da passagem em Mauá

Comissão foi recebida por vice-prefeito, mas não foi marcada audiência pública como queriam os manifestantes.
Desta vez o protesto foi em frente da prefeitura de Mauá.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago a matéria feita pelo nosso colega e repórter Adamo Bazani a respeito do 3° Protesto pacífico contra o aumento da passagem:

ADAMO BAZANI – CBN

Pela terceira vez neste ano, um grupo formado por estudantes, trabalhadores e integrantes de movimentos sociais realizou um protesto contra o valor da tarifa municipal de ônibus em Mauá, no ABC Paulista. No dia 26 de dezembro, houve reajuste de 13,79%, passando de R$ 2,90 para R$ 3,30. Ao lado de outros municípios da região, a cidade está na lista dos municípios com a tarifa municipal mais cara do País.

Aproximadamente duzentos manifestantes se reuniram nas imediações da estação de trens da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos no centro da cidade, por volta das 15 horas desta quarta-feira, dia 30 de janeiro de 2013.

De lá, o grupo seguiu em passeata para a Prefeitura de Mauá, onde os manifestantes se reuniram. Uma faixa da avenida Capitão João foi fechada pelos participantes da manifestação.
Uma comissão de seis integrantes do grupo foi recebida pelo vice-prefeito, Hélcio Silva, e pelo secretário de governo, Rômulo Fernandes. O prefeito Donisete Braga está em Brasília para a reunião dos chefes de executivos municipais com a presidente Dilma Rousseff.
No entanto, o encontro não satisfez os manifestantes que não conseguiram o compromisso de a prefeitura participar de uma audiência pública para discutir a tarifa e as melhorias no setor de transportes da cidade.

“Não! Essa foi a palavra que nós mais ouvimos da Prefeitura de Mauá. O prefeito se quiser poder revogar um aumento de tarifa, como ocorreu em vários municípios neste mês. A Prefeitura também não se dispôs a conversar com os eleitores sobre os transportes em audiência pública. Lamentável” – disse Paulo Souza, um dos integrantes do grupo do facebook “Política Sim, Patifaria Não!”

“Não é só a questão da tarifa. A tarifa é alta e tem de ser revista, mas precisamos de melhorias nos serviços, principalmente no lote 01. Os ônibus da Barão (Viação Cidade de Mauá) são velhos e mal conservados e algo tem de ser feito. Quanto a Leblon (lote 02), contestamos o valor da tarifa também e sabemos que ela pode melhorar, mas é uma empresa com padrão superior. Somos contra toda e qualquer possibilidade de volta do monopólio na cidade” – disse Rafael Rodrigues, outro organizador do evento.

Por 30 anos, a cidade teve os transportes controlados pelo empresário Baltazar José de Sousa e a qualidade dos serviços era avaliada negativamente pela população. O monopólio foi quebrado em 2010, com a entrada da Leblon, considerada vencedora da licitação de 2008 pela Prefeitura de Mauá e pela Justiça.

A Viação Estrela de Mauá, fundada por Baltazar José de Sousa e hoje em nome de David Barioni Neto, contestou a vitória da Leblon na Justiça, mas perdeu os recursos.
Depois de uma manobra política no final do ano, a empresa chegou a ser colocada para operar as mesmas linhas junto com a Leblon, mas o ato administrativo contrariou determinações judiciais e por ordem da Justiça, a Estrela de Mauá foi retirada de circulação do lote 02.

De acordo com a Prefeitura de Mauá, não será possível revogar a tarifa de ônibus já que houve uma discussão regional sobre o valor e que, com a integração dos transportes municipais com os trens da CPTM, o custo de deslocamento acabará saindo mais baixo para a população.
Apesar do bloqueio de parte das vias durante a passeata e de o terminal ser fechado por alguns minutos em pleno horário de pico, no final da tarde, não houve confronto como a manifestação do dia 12 de janeiro, quando o grupo foi impedido de ocupar a Praça 22 de Novembro, se dirigiu para a rua e bloqueou a entrada dos ônibus no terminal. Na ocasião, cerca de dez pessoas, a maioria manifestantes, ficaram feridas.
A primeira manifestação ocorreu no dia 05 de janeiro, sem incidentes.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Antes de terminar a matéria, confiram algumas fotos:
+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário