domingo, 8 de junho de 2014

"Facts" No segundo domingo de funcionamento, ciclofaixa da avenida Barão de Mauá sofre alteração no percurso

Devido ao congestionamento de veículos em uma parte da avenida, um trecho reservado para as bicicletas foi reduzido.
Foto tirada no Jardim Maringá. Trânsito sentido bairro estava congestionado na parte da tarde.
Inaugurada no dia 01 de junho, a Ciclofaixa do Lazer tornou-se mais uma opção de prática esportiva e diversão para a população da cidade de Mauá.
No primeiro domingo de funcionamento, ela gerou uma confusão e uma certa raiva por parte dos motoristas que quiseram transitar pela Avenida Barão de Mauá. Com uma faixa de rolagem a menos nos dois sentidos, o congestionamento de veículos foi inevitável durante um trecho da avenida. Mas não era apenas a Avenida Barão de Mauá, algumas ruas ao redor da Praça da Bíblia também foram interditadas, mudando inclusive o trajeto de várias linhas de ônibus municipais e intermunicipais.
No segundo domingo de funcionamento, o Grupo T.R.A. também marcou presença na ciclofaixa, fazendo os registros de algumas mudanças feitas pela organização:
Ponto de empréstimo das bicicletas na Praça da Bíblia. Deixando o seu nome e o RG, a pessoa tem o direito de usar a bicicleta por uma hora.
Ao lado do local de empréstimo das bicicletas, a SAMA disponibilizou uma máquina com água refrigerada. Porém, quando o Grupo T.R.A. chegou no local, a água já tinha acabado.
Após percorrer os 12 KM da ciclofaixa, o ponto de chegada/partida é a Gruta da Estância Santa Luzia. Apesar da ciclofaixa parar em frente, não é permitido entrar na gruta de bicicleta. A população tem a disposição um local para amarrar a bicicleta na entrada.
No trecho do Jardim Maringá, a ciclofaixa deixa de ter duas faixas, ficando seccionada em apenas um sentido.
Trecho do Jardim Maringá aonde a ciclofaixa deixa de ter duas faixas de rolagem e ficando apenas um sentido centro. Na foto, o sentido bairro volta a ter duas faixas.
Mesmo com apenas uma faixa de rolamento para as bicicletas, o congestionamento de veículos em uma parte da avenida Barão de Mauá foi inevitável.
Trecho da avenida Barão de Mauá em que a ciclofaixa volta a ter duas faixas de rolamento sentido centro.
A iniciativa do governo estadual e municipal, incentivando a prática esportiva por meio da bicicleta em uma das avenidas mais movimentadas de Mauá é válida, mas a consequência de tudo isso é o congestionamento de veículos, que apesar da prefeitura ter publicado rotas alternativas para os motoristas evitar a região, muitas vezes acaba sendo inviável. 

Caso a ciclofaixa continue na avenida por um longo tempo e a construção de uma marginal paralela com a avenida Barão de Mauá seja realmente construída, podemos até concordar que haja uma ciclofaixa definitiva na via e uma rota alternativa, que dê vantagem para os motoristas.

Lembrando que a Ciclofaixa do Lazer só funciona aos domingos, das 07:00hs as 16:00hs.

+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário