sábado, 18 de junho de 2011

Integração de Ônibus do Jardim Zaíra terá inauguração dia 23/06!

Sistema tronco-alimentado do Zaíra deve agilizar transportes e beneficiar o trânsito
O intervalo entre os ônibus das linhas que servem os bairros na região do Zaíra, em Mauá, também vai ser reduzido

Terminal de Integração do Jardim Zaíra, em Mauá. Objetivo é aumentar a oferta de transportes coletivos nos bairros e melhor a fluidez do trânsito na região central da cidade com menos ônibus, mas atendendo a mesma demanda de passageiros . Créditos: Roberto Mourão _ Prefeitura de Mauá
Está previsto para o próximo dia 23 de junho o início das operações do Terminal de Integração do Jardim Zaíra, em Mauá.
O objetivo é deixar o sistema de ônibus em Mauá mais inteligente e racional e facilitar o dia a dia de quem necessita de transportes públicos na cidade.
As linhas 83 (Zaíra 3), 85 (Zaíra 5) e 86 (Zaíra 6) vão até o Terminal novo localizado na Avenida Presidente Castelo Branco. Elas passarão a se chamar T 83 (Zaía 3), T 85 (Zaíra 5) e T 86 (Zaíra 6).
De lá, os passageiros vão embarcar gratuitamente em ônibus de maior porte, do tipo articulado, que vão até o Terminal Central de Mauá.
O sistema oferece várias vantagens para quem usa os ônibus e para a cidade como um todo:
O passageiro dos bairros vai ficar menos tempo no ponto esperando o ônibus. Isso porque em vez de a condução ir até o centro e depois voltar, os ônibus vão conseguir fazer mais viagens dentro dos bairros, com itinerários reduzidos entre o bairro e o terminal do Zaíra.
Para se ter uma ideia, os intervalos do Zaíra 3, que hoje são de cerca de 15 minutos, vão diminuir para 10 minutos. A cidade ganha porque serão menos ônibus indo para o centro nas vias principais transportando o mesmo número de passageiros, mas sem excesso de lotação, já que os veículos serão de grande porte.
O trânsito será beneficiado pelo número menor de ônibus.
Em horários de pico, a nova linha troncal que será criada para o serviço no Terminal, deve operar com intervalos de cinco em cinco minutos.
A linha Zaíra 04, que já possui articulados, não será extinta e vai continuar operando normalmente.
O sistema tronco-alimentado se baseia na lógica de maior oferta de transportes nos bairros e de melhor utilização da frota no espaço urbano.
Em vez de dois ou três ônibus sem a lotação completa irem para as ruas principais da cidade, um ônibus apenas, com a lotação completa, porém oferecendo conforto pelo fato de ele ser maior, faz o mesmo serviço. São menos veículos no trânsito e menos poluição também.

LINHA EXPRESSA:
Outra novidade importante é que nos horários de pico haverá ônibus expressos que sairão do Terminal do Zaírá e vão chegar ao Terminal Central de Mauá sem paradas no caminho e fazendo um itinerário em vias que apresentam menos trânsito, o que vai reduzir significativamente o tempo de viagem.
Linha Troncal será atendida por ônibus articulados que levam um maior número de passageiros com mais conforto e proporcionalmente ocupando menos espaço urbano. Foto: Adamo Bazani 

LINHAS QUE SERVIRÃO A INTEGRAÇÃO DE ÔNIBUS DO JARDIM ZAÍRA:
Linha Troncal: (Terminal Zaíra – Terminal Central)
Intervalos: 5 em 5 minutos no horário de pico
10 em 10 minutos nos demais horários, em média
Linha Expressa: (Terminal Zaíra – Terminal Central) – sem paradas em pontos no trajeto. Opera apenas nos horários de pico e somente nos dias úteis.
Intervalos de 15 em 15 minutos
Linha 083 passa a ser chamada de T 83 (Zaíra 3 até o Terminal do Zaíra)
Intervalos: 10 em 10 minutos no horário de pico
15 em 15 minutos nos demais horários
Linha 085 passa a ser chamada de T 85 (Zaíra 5 até o Terminal do Zaíra)
Intervalos: 10 em 10 minutos no horário de pico
15 em 15 minutos nos demais horários
Linha 086 passa a ser chamada de T 86 (Zaíra 6 até o Terminal do Zaíra)
Intervalos: 10 em 10 minutos no horário de pico
12 em 12 minutos nos demais horários


Adamo Bazani, jornalista da rádio CBN, especializado em transportes. Blog Ponto de Ônibus.

Foto tirada por mim, Thiago de Souza no último dia 17 de Junho:
Foto: Thiago de Souza - Cobertura pronta, faltando alguns detalhes!
Assim que possivel, até lá, trarei fotos atualizadas e no dia da inauguração, teremos várias coberturas, do Blog Ponto de Ônibus e do Busolgia Mauá, alias, aqui, trarei fotos desde o início da construção!


Nenhum comentário:

Postar um comentário