sábado, 17 de março de 2012

"Facts" Dois lados: E.A.O.S.A. e Viação Ribeirão Pires

Dois ônibus com algumas curiosidades, que complementam a lista de "curiosidades" das empresas do Grupo BJS.
Maxibus Urbano, da Viação Ribeirão Pires.
Olá galera;
Hoje o "facts" traz registros feitos por mim, Thiago de Souza, de dois ônibus que tinham várias curiosidades. Trata-se do Maxibus Urbano Volkswagen 16.210 CO, prefixo 1650, da Viação Ribeirão Pires e o Caio Alpha Mercedes Benz OF-1318, prefixo 834 da E.A.O.S.A.:

Maxibus Urbano:
Esse Maxibus Urbano, foi encarroçado em 2001, operou em Manuas por um empresa do Grupo BJS e depois vieram alguns para operar as linhas intermunicipais da E.A.O.S.A. e Ribeirão Pires.
Esse, teve várias modificações:

Lanterna traseira foi retirada, e colocaram lanternas de Neobus Thunder +.
Banco de Ciferal GLS Bus como assento preferencial, virou moda ter nos ônibus das empresas do Grupo BJS. Pelo menos, pude reparar nas empresas intermunicipais e nos Spectrum City da EUSA.
Interior do "bixano". Balaustres foram encapados com a capa amarela, ao invés de pintar, pois no futuro, iria descascar!

Um dos raros balaustres azuis que ele ainda possui. Originalmente, os balaustres são azuis. A proteção é um pedaço de madeira.

Estofado dos bancos são dos novos modelos da CAIO. Detalhe, ele tem os bancos estilo "Busscar Urbanuss/Neobus Spectrum City ex-Uberaba, além dos preferenciais de Ciferal GLS Bus.
A seguir, um vídeo mostrando um pouco internamente e o som do motor, que parecia uma "pipoqueira" em certo momento:
Caio Alpha:
O Caio Alpha de prefixo 834, parecia ser como os demais da empresa. Porém, ele tem detalhes interessantes. Os Bancos não são os originais da CAIO, e sim uma espécie de Ciferal GLS Bus reconstruído. Até o momento, o unico detalhe de maior importância era essa, mas quando embarquei nele, vi um detalhe interessante:
O esquema da porta do meio lembrava dos Caio Alpha com acessibilidade que a Viação Barão de Mauá possuía. Fato comprovado! A porta ainda segue o mesmo sistema, o piso dá para ver as adaptações feitas após a retirada do elevador e do espaço de cadeirante. Tirando esse fato curioso, de saber que ele era um municipal de Mauá, outro fato meio que triste, é a conservação:

Teto com ondas e até fofos, detalhes que pecam na conservação.
Balaustre amarelo e grade de som tampando um buraco no teto.
No quesito emissão de poluente....
Assim, termina o "facts", mostrando os dois lados, de dois modelos, de duas empresas do Grupo BJS.



"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

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