sábado, 9 de março de 2013

"Facts" Mauá terá corredores de ônibus com recursos do PAC

Mauá terá corredores exclusivos de ônibus. Verbas foram aprovadas pelo Governo Federal e serão provenientes do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.
Avenida Barão de Mauá. Os ônibus da Viação Cidade de Mauá, Leblon e E.A.O.S.A. atualmente passam na faixa de divisão para ônibus na pista, mas não é respeitado pelos outros veículos.
 Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago o texto da matéria feita pelo nosso colega e repórter Adamo Bazani do Blog Ponto de Ônibus a respeito de mais uma obra referente ao transporte de Mauá:
 
ADAMO BAZANI – CBN
O Governo Federal pelo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento liberou para o município de Mauá, na Grande São Paulo, R$48 milhões a serem usados em obras viárias e para o transporte público.

Com os recursos do PAC da Mobilidade e Pavimentação Asfáltica, a cidade deve construir corredores de ônibus em vias principaise de movimento intenso de coletivos como Avenida Presidente Castelo Branco e Avenida Barão de Mauá.
Em nota enviada à imprensa, o prefeito Donisete Braga disse que a mobilidade urbana será uma das prioridades dos investimentos.

“Estamos dando esse passo fundamental para transformar Mauá em uma cidade moderna também na questão da mobilidade urbana, que é uma das prioridades do nosso programa de governo”, explica o prefeito Donisete Braga.
Também em nota, o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugênio Pereira, afirmou que os espaços exclusivos vão auxiliar na diminuição do tempo de viagem.

“O principal benefício para a população será a redução no tempo de viagem até o terminal do centro. Além disso, vamos instalar abrigos criando paradas de ônibus mais modernas e que vão facilitar o embarque dos passageiros” disse Paulo Eugênio Pereira, secretário de Mobilidade Urbana.
Mauá possui duas empresas de ônibus regulares para os serviços urbanos: Viação Cidade de Mauá, no lote 01, e Leblon Transporte de Passageiros, no lote 02.

“Toda a ação em prol de prioridade ao transporte coletivo é fundamental para o cumprimento dos horários e melhoria na qualidade de vida da população que perderá menos tempo nos deslocamentos pela cidade” – enfatizou a empresa Leblon em nota.
Até o fechamento da matéria, ninguém da Viação Cidade de Mauá retornou as ligações feitas pela reportagem.

O maior investimento do município, no entanto, será para a construção da Marginal Paralela à Avenida Barão de Mauá, que deve consumir R$ 37 milhões dos recursos do PAC obtidos pela cidade.
Serão construídos 3 mil 710 metros de via com 9 metros de largura. A marginal terá quatro faixas, sendo duas no sentido bairro e duas no sentido centro.

A via vai margear o rio Tamanduateí e o local vai receber também com estes recursos infraestrutura de redes de águas pluviais, drenagem e obras de sustentação para as margens do rio, evitando possíveis solapamentos e afundamentos de asfalto.

No mesmo pacote de obras da marginal da Avenida Barão de Mauá estão incluídas intervenções como a criação de 3 mil 500 metros de calçadas que já obedecem as normas de acessibilidade, recuperação paisagística e criação de ciclofaixas.

Os prazos para o início das obras ainda não foram definidos pela prefeitura.
Com outros prefeitos, Donisete Braga esteve reunido com a equipe da Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miram Belchior.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

OBSERVAÇÃO:
Esse é mais um projeto que foi abordado na plenária que ocorreu no final de 2011.
Para conferir o que aconteceu e os outros projetos que foram executados ou que ainda está nos planos, clique aqui .

+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário