quarta-feira, 26 de março de 2014

"Facts" Quarta plenária sobre Mobilidade Urbana foi realizada na Vila Magini

Reunião foi marcada por ampla participação popular e boas sugestões.
Momento em que uma moradora estava dizendo uma proposta para os presentes.
A quarta plenária da Mobilidade Urbana, realizada nesta terça-feira (25) na CEMEI Cleberson da Silva, movimentou a população da Vila Magini e arredores. “Foi sem dúvida a melhor reunião que realizamos, a que teve maior participação e maior número de propostas”, elogiou o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugênio Pereira.

O encontro levou 115 pessoas à escola, dispostas a discutir o tema que é dos mais importantes para a cidade. Dessa vez, a plenária contou com a participação do secretário de Planejamento Urbano, José Afonso Pereira, que explicou brevemente como funciona o Plano Diretor da cidade. “É como numa casa, em que toda a família precisa combinar como vai gastar o dinheiro que recebe. Na cidade, o Plano Diretor faz essa organização geral, que dá as diretrizes para cada secretaria fazer seus planos detalhados, investindo no que é necessário”, disse. Afonso lembrou que o processo de implantar projetos na esfera pública nem sempre é fácil. “Às vezes o que agrada um grupo desagrada a outro, é preciso ouvir a população para decidir o que é melhor para a maioria”, comentou.

O secretário Paulo Eugênio explicou mais uma vez o processo para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, destacando a importância da iniciativa da administração de Mauá: “Normalmente as cidades contratam uma empresa que elabora o plano sem ouvir a população. Nós fizemos o contrário, decidimos que era importante contar com a participação dos munícipes para identificar melhor o que é necessário fazer”.

Após as plenárias no mês de março, com eleição proporcional de delegados, será elaborado o plano preliminar, que contará com sugestões e revisões até a publicação do documento definitivo, prevista para fevereiro de 2015. Além de definir prioridades para ação na área, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana é uma exigência legal definida pela lei federal 12.587, de 3 de janeiro de 2012, e auxilia a Administração na captação de recursos públicos.

Após os pronunciamentos, os presentes conheceram os projetos que a Prefeitura está desenvolvendo, e em seguida o microfone foi aberto para o público. Todos os participantes se mantiveram focados no tema da mobilidade, com várias ideias surgindo a cada intervenção. Ao final, foram eleitos onze delegados para ajudar na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade: William da Silva Novaes, Rafael Ribeiro da Rocha, Antonio Sidério dos Santos, Deusdedih Francisco de Souza, Gleucimaria Gonçalves Pena, João Batista de Paulo Lopes, Álvaro Costa Oliveira, José Maria Ferreira, Iristeu Gomes Barbosa, Emerson José da Silva e Márcia Cristina Barbosa.

Eleito delegado, Rafael Ribeiro da Rocha, de 23 anos, chegou à reunião cheio de ideias. Aproveitando a experiência de ter vivido no exterior – morou por sete meses no Canadá --, o jovem apresentou várias propostas, como a sugestão de que os novos empreendimentos imobiliários sejam obrigados a cumprir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ao construir suas calçadas, para garantir passeios adequados aos pedestres. “Eu gosto muito do tema da mobilidade. Acho que todo mundo deveria se importar e participar, mas as pessoas normalmente só reclamam, não fazem mais nada”, pontuou. O novo delegado, morador do Jardim Primavera, conta que há muito tempo tem o costume de dar ideias para melhorar a vida na comunidade. “Desde meus 10 anos sou assim, participo sempre que posso”, afirma.

Donisete Braga reforçou o compromisso da administração com o futuro da cidade. “Mauá está crescendo rapidamente, o rodoanel atrai muitas empresas para cá, há mais pessoas circulando, e tudo isso se reflete no trânsito. Não faltará luta nem determinação para fazermos do município um lugar melhor”, garantiu.
A última plenária será promovida na próxima quinta-feira, 27, com a reunião dos Jardins Primavera e Camila, na Escola Municipal Guimarães Rosa, Bairro São Jorge do Guapituba. 

Fonte:Prefeitura de Mauá

MULTIMÍDIA:
FOTOS:  http://www.flickr.com/photos/prefeituramaua/sets/72157642929509734/
 
+ informações futuramente!
 

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário