sexta-feira, 21 de março de 2014

"Facts" Segunda plenária sobre Mobilidade Urbana foi realizada no Parque das Américas

Moradores do bairro acompanharam a apresentação dos projetos da Prefeitura para a área.
Prefeito Donisete Braga discursando para os moradores presentes no Parque das Américas. Foto: Roberto Mourão - PMM.
A segunda reunião plenária da Mobilidade Urbana foi realizada nesta quinta-feira, 20, no Parque das Américas. A chuva que caiu na cidade no início da noite não desencorajou os moradores do bairro, que compareceram em grande número à Escola Municipal Ana Augusta de Souza para participar do processo que levará à elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

Foram 141 os munícipes que se inscreveram para participar da reunião, que começou com o pronunciamento do prefeito Donisete Braga. Recém chegado de uma viagem a Brasília, ele comentou que as plenárias servem para compartilhar o que a administração pensa para o futuro da cidade. “Ouvir a população é a melhor forma de construir um modelo ainda melhor”, disse.

Além de destacar as propostas da prefeitura para melhorar a mobilidade, o prefeito também falou sobre outros projetos que serão desenvolvidos na cidade, e citou especificamente o Parque das Américas: “Em maio vamos inaugurar o primeiro CEU das Artes do ABC aqui no bairro”, anunciou.  

Plano Municipal de Mobilidade - O secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugênio Pereira, que mais uma vez esteve à frente da reunião, voltou a explicar o processo para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Após as plenárias no mês de março, com eleição proporcional de delegados, será elaborado o plano preliminar, que contará com sugestões e revisões até a publicação do documento definitivo, prevista para fevereiro de 2015. Além de definir prioridades para ação na área, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana é uma exigência legal definida pela lei federal 12.587, de 3 de janeiro de 2012, e auxilia a Administração na captação de recursos públicos.

Também falaram no encontro o secretário de Governo, Edilson de Paula, e  o secretário de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes. Ambos ressaltaram que ouvir a população é uma das principais marcas do atual governo.

Após as falas dos secretários, foram apresentados os projetos para a mobilidade em Mauá, e em seguida a participação popular foi aberta, e vários moradores do bairro elogiaram a iniciativa de discutir um assunto tão urgente para melhorar a qualidade de vida dos munícipes. Um dos que se pronunciaram foi Edson Lobato, presidente da Associação Mauaense de Assistência e Apoio aos Deficientes Visuais, que defendeu a realização de uma campanha de conscientização dos moradores e comerciantes sobre a necessidade de mudanças nas calçadas da cidade. “Às vezes sou obrigado a andar pela rua por causa do estado das calçadas, cheias de rampas e degraus. Acho que o processo de mudança passa pela educação da população”, comentou.

Além de discursar, Edson foi um dos seis escolhidos como delegados na noite, e fará parte do grupo que ajudará a dar a cara final ao Plano Municipal de Mobilidade. Além dele, foram eleitos Ana Célia Cruz, Jandira Reche Pinto, Marcos Rogério da Silva, Luis Lisboa e Luis Antonio do Carmo.

As próximas plenárias serão as seguintes:
Dia 21/03/2014 às 19h - Eixo Barão
Local: Escola Municipal Galdino Jesus dos Santos - Rua João Batista Pantano, 180, Jardim Canadá

Dia 25/03/2014 às 19h - Vila Magine
Local: CEMEI Cleberson da Silva - Rua da Pátria, 237, Vila Magine

Dia 27/03/2014 às 19h - Jardim Primavera/Camila
Local: Escola Municipal Guimarães Rosa - Rua Dr. Ariocy R. Costa, 75, São Jorge do Guapituba


Fonte: Prefeitura de Mauá

MULTIMÍDIA:
FOTOS: http://www.flickr.com//photos/prefeituramaua/sets/72157642663870863/show/

+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário